Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

“Conhece Salir de Matos ?!” atraiu centenas de pessoas à freguesia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após dois anos de paragem, o evento “Conhece Salir de Matos!?” regressou no passado fim de semana à freguesia de Salir de Matos, para mais uma vez dar a conhecer o que de melhor a localidade tem. Esta iniciativa, que decorreu entre 22 e 24 de julho no recinto da Junta, contou com a presença […]
Evento atraiu muitos visitantes

Após dois anos de paragem, o evento “Conhece Salir de Matos!?” regressou no passado fim de semana à freguesia de Salir de Matos, para mais uma vez dar a conhecer o que de melhor a localidade tem. Esta iniciativa, que decorreu entre 22 e 24 de julho no recinto da Junta, contou com a presença de centenas de pessoas.

Com origem no desafio lançado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos há nove anos, e considerado um sucesso desde a primeira edição, a Junta decidiu este ano reunir produtores, empreendedores, associações e outras entidades culturais, sociais, artísticas da freguesia, no sentido de dar continuidade ao evento.
Já considerada uma referência local, o “Conhece Salir de Matos!?” pretende continuar a promover as suas potencialidades, dando a conhecer as tradições, os usos e costumes da freguesia, bem como os serviços existentes na mesma. Pretende ainda fazer um elo de ligação entre o passado e o presente, entre gerações.
“Este é um evento que além de ter juntado as pessoas novamente também promoveu um encontro de diversas gerações e de associações que ainda estão ativas na nossa freguesia, apesar de serem cada vez menos”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, Flávio Jacinto, adiantando que “esta iniciativa é sobretudo um reencontro de culturas, pessoas e sobretudo profissionais da nossa freguesia, dando a conhecer à população os seus produtos”.
No certame estiveram ao longo dos três dias várias tasquinhas, com iguarias, que “mais ou menos têm mantido alguma coerência”, mas também diversos ceramistas da freguesia, que “aproveitaram a ocasião para expor as suas obras” e a animação musical de diversos géneros, incluindo o tradicional arraial, onde se fez representar também o folclore através dos ranchos da freguesia, sem esquecer o acordeão.
Nos “pequenos quiosques de exposição, demonstração e petiscos” estiveram presentes salirmatenses, que aproveitaram para dar a provar algumas das suas iguarias e petiscos, como foi o caso do pernil à Vista da Aldeia, que “é uma tradição da nossa instituição”, explicou a responsável pelo lar Vista da Aldeia Residence, Manuela Henriques, que desde sempre participa no evento e que “já sentia saudades deste convívio na freguesia”. Entre os petiscos também constaram sopa de peixe, canja de galinha, carne assada no forno a lenha e filhoses.
Quem também esteve presente com o “melhor da freguesia” foi a Paróquia de Salir de Matos. “Todas as edições trazemos o nosso pão, que habitualmente é confecionado nos fornos da paróquia, em que juntamos o bacalhau, a sardinha, o chouriço ou então os torresmos”, explicou o padre Filipe Sousa, adiantando que o dinheiro angariado durante o evento servirá para pagar algumas das obras de reabilitação do interior da igreja.
Já os Jovens de Salir de Matos, que participam pela primeira vez no evento, optaram por “dar a conhecer os hambúrgueres vegetarianos, cachorros, espetadas de frutas e gomas, bolos secos e queijo”, sendo “uma forma de angariamos dinheiro para irmos às jornadas mundiais da juventude”.
Outra das bancas que costuma ser presença assídua no evento é a Mercearia Eusébio, com o pão recheado, moelas, morcela de arroz, caracóis, bifanas, entre outros “produtos que vendemos no nosso minimercado”, frisou a responsável pela banca.

salir de matos2
Animação musical não faltou
salir de matos3
Banca do lar Vista da Aldeia Residence

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

raul 1

Se aumentou de peso nos últimos anos o stress pode ser o motivo

“Elevados níveis de stress e ansiedade alteram o estilo de vida e estimulam comportamentos que afetam a nossa saúde”, diz Mara Marques, médica especialista em Medicina Geral e Familiar.
Segundo a profissional de saúde, o “stress é a reação do corpo a uma ameaça reconhecida e, portanto, é a resposta do corpo à ansiedade”.

mara