Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

Evento dedicado ao ano novo do calendário persa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha foi palco de uma iniciativa de celebração do ano novo persa, através de um workshop de introdução à caligrafia árabe e de um momento musical e de escultura.
Música com Abdollah Abdibezdi

Caldas da Rainha foi palco de uma iniciativa de celebração do ano novo persa, através de um workshop de introdução à caligrafia árabe e de um momento musical e de escultura.

O noruz é uma festa tradicional da Ásia Central que celebra o ano novo do calendário persa – marcando a renovação da natureza (primeiro dia da primavera). O noruz pode acontecer no dia 20, 21 ou 22 de março do calendário gregoriano, a depender do momento (dia e hora exata) em que ocorra o equinócio de primavera. Em 2022 foi comemorado a 21 de março, segundo o calendário persa.

A calígrafa iraniana Somayeh Gholami Bardeji orientou no passado dia 25, na ESAD.CR, um workshop de introdução à caligrafia árabe, com o objetivo de dar a conhecer alguns dos fundamentos básicos deste alfabeto, tal como na aprendizagem e construção caligráfica dos modelos persa e cúfico.

Somayeh Gholami nasceu em Shiraz, no Irão, a 10 de outubro em 1981 e vive em Portugal desde 2009. Doutorada em matemática aplicada pela Universidade de Coimbra em 2013, além de cientista a sua grande paixão é a arte da caligrafia persa. Fez parte da comunidade de caligrafia persa no Irão.

Este workshop teve o apoio da Embaixada do Irão em Portugal, destinando-se a todos os alunos dos diferentes cursos da ESAD.CR.

Na mesma altura houve um momento musical e de escultura com o artista Abdollah Abdibezdi, que no dia seguinte realizou um concerto comentado no Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes das Caldas da Rainha.

O músico utilizou o dutar, um instrumento tradicional do Irão, com corpo em forma de meia pêra e braço longo, dotado de duas cordas. É um instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

Foi acompanhado por Ricardo Passos, músico multi-instrumentista do Porto que tem viajado pelo mundo guiado pelo seu interesse em música e culturas de diferentes locais. No Irão aprendeu a tocar tonbak (um tambor em forma de cálice) e daf (outro instrumento de percussão iraniano).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura