Q

Previsão do tempo

26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Evento dedicado ao ano novo do calendário persa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha foi palco de uma iniciativa de celebração do ano novo persa, através de um workshop de introdução à caligrafia árabe e de um momento musical e de escultura.
Música com Abdollah Abdibezdi

Caldas da Rainha foi palco de uma iniciativa de celebração do ano novo persa, através de um workshop de introdução à caligrafia árabe e de um momento musical e de escultura.

O noruz é uma festa tradicional da Ásia Central que celebra o ano novo do calendário persa – marcando a renovação da natureza (primeiro dia da primavera). O noruz pode acontecer no dia 20, 21 ou 22 de março do calendário gregoriano, a depender do momento (dia e hora exata) em que ocorra o equinócio de primavera. Em 2022 foi comemorado a 21 de março, segundo o calendário persa.

A calígrafa iraniana Somayeh Gholami Bardeji orientou no passado dia 25, na ESAD.CR, um workshop de introdução à caligrafia árabe, com o objetivo de dar a conhecer alguns dos fundamentos básicos deste alfabeto, tal como na aprendizagem e construção caligráfica dos modelos persa e cúfico.

Somayeh Gholami nasceu em Shiraz, no Irão, a 10 de outubro em 1981 e vive em Portugal desde 2009. Doutorada em matemática aplicada pela Universidade de Coimbra em 2013, além de cientista a sua grande paixão é a arte da caligrafia persa. Fez parte da comunidade de caligrafia persa no Irão.

Este workshop teve o apoio da Embaixada do Irão em Portugal, destinando-se a todos os alunos dos diferentes cursos da ESAD.CR.

Na mesma altura houve um momento musical e de escultura com o artista Abdollah Abdibezdi, que no dia seguinte realizou um concerto comentado no Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes das Caldas da Rainha.

O músico utilizou o dutar, um instrumento tradicional do Irão, com corpo em forma de meia pêra e braço longo, dotado de duas cordas. É um instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

Foi acompanhado por Ricardo Passos, músico multi-instrumentista do Porto que tem viajado pelo mundo guiado pelo seu interesse em música e culturas de diferentes locais. No Irão aprendeu a tocar tonbak (um tambor em forma de cálice) e daf (outro instrumento de percussão iraniano).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

pj

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1