Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Evento dedicado ao ano novo do calendário persa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha foi palco de uma iniciativa de celebração do ano novo persa, através de um workshop de introdução à caligrafia árabe e de um momento musical e de escultura.
Música com Abdollah Abdibezdi

Caldas da Rainha foi palco de uma iniciativa de celebração do ano novo persa, através de um workshop de introdução à caligrafia árabe e de um momento musical e de escultura.

O noruz é uma festa tradicional da Ásia Central que celebra o ano novo do calendário persa – marcando a renovação da natureza (primeiro dia da primavera). O noruz pode acontecer no dia 20, 21 ou 22 de março do calendário gregoriano, a depender do momento (dia e hora exata) em que ocorra o equinócio de primavera. Em 2022 foi comemorado a 21 de março, segundo o calendário persa.

A calígrafa iraniana Somayeh Gholami Bardeji orientou no passado dia 25, na ESAD.CR, um workshop de introdução à caligrafia árabe, com o objetivo de dar a conhecer alguns dos fundamentos básicos deste alfabeto, tal como na aprendizagem e construção caligráfica dos modelos persa e cúfico.

Somayeh Gholami nasceu em Shiraz, no Irão, a 10 de outubro em 1981 e vive em Portugal desde 2009. Doutorada em matemática aplicada pela Universidade de Coimbra em 2013, além de cientista a sua grande paixão é a arte da caligrafia persa. Fez parte da comunidade de caligrafia persa no Irão.

Este workshop teve o apoio da Embaixada do Irão em Portugal, destinando-se a todos os alunos dos diferentes cursos da ESAD.CR.

Na mesma altura houve um momento musical e de escultura com o artista Abdollah Abdibezdi, que no dia seguinte realizou um concerto comentado no Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes das Caldas da Rainha.

O músico utilizou o dutar, um instrumento tradicional do Irão, com corpo em forma de meia pêra e braço longo, dotado de duas cordas. É um instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

Foi acompanhado por Ricardo Passos, músico multi-instrumentista do Porto que tem viajado pelo mundo guiado pelo seu interesse em música e culturas de diferentes locais. No Irão aprendeu a tocar tonbak (um tambor em forma de cálice) e daf (outro instrumento de percussão iraniano).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida termina Volta à Catalunha em nono lugar

O ciclista caldense João Almeida terminou em nono lugar a Volta à Catalunha, prova espanhola com sete etapas ganha pelo seu colega de equipa, a quem esteve a prestar apoio, o esloveno Tadej Pogacar, que voltou a dominar uma competição velocipédica.

almeida

Caldense eleita Miss Petite Mesoamerica International

Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024, Bárbara Costa, das Caldas da Rainha, representou Portugal no Mesoamerica International 2024, que se realizou entre 17 e 24 de março em El Salvador, e trouxe consigo o primeiro lugar.

barbara1