Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Família de médico ucraniano já está nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Igor Damianov, de 36 anos, em Portugal desde 2015, conseguiu ir buscar a sua mulher, de 29 anos, o filho de oito meses e a filha de dois anos e meio, que tem dupla nacionalidade por ter nascido em Portalegre.
Igor Damianov trabalha na clínica Raciocínio Claro

Igor Damianov, de 36 anos, em Portugal desde 2015, conseguiu ir buscar a sua mulher, de 29 anos, o filho de oito meses e a filha de dois anos e meio, que tem dupla nacionalidade por ter nascido em Portalegre.

A esposa e os filhos, que se encontravam em Chernivtsi, na Ucrânia, atravessaram a fronteira com a Roménia e Igor foi ao seu encontro. “Fui de avião para Itália e depois para a Roménia”, contou.

Para o médico ucraniano, que começou por trabalhar num restaurante na Nazaré antes de conseguir passar para a área em que se formou, desempenhando agora funções na clínica Raciocínio Claro, nas Caldas da Rainha, estar de novo com a família é “um milagre”. “Consegui trazer a minha família no próprio dia em que fui buscá-la”, relatou.

Cada minuto que passava a aflição aumentava, mas os obstáculos para trazer a família foram ultrapassados com algumas ajudas. “Ela e os filhos foram de carro até à fronteira e passaram a pé. Os voluntários que estavam na fronteira ajudaram muito e arranjaram um carro para os levar para perto do aeroporto”, referiu.

O médico contou com outro apoio para desbloquear qualquer entrave. “Fui contactado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e também deixaram os meus contactos na embaixada portuguesa na Roménia e mandei-lhes os dados da minha família”, indicou Igor Damianov.

O casal e os filhos estão agora a viver nas Caldas da Rainha e a esposa do médico só não pôde aparecer nesta reportagem por estar em confinamento, já que acusou positivo no teste à Covid-19. Mas tendo em conta os sintomas ligeiros, era uma preocupação menor perante a grande ansiedade vivida com a guerra na Ucrânia, uma vez que o resto da família permanece no território invadido pelo exército russo.

“Por enquanto os familiares vão ficar lá. Vamos ver como corre”, manifestou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11