Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Família de médico ucraniano já está nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Igor Damianov, de 36 anos, em Portugal desde 2015, conseguiu ir buscar a sua mulher, de 29 anos, o filho de oito meses e a filha de dois anos e meio, que tem dupla nacionalidade por ter nascido em Portalegre.
Igor Damianov trabalha na clínica Raciocínio Claro

Igor Damianov, de 36 anos, em Portugal desde 2015, conseguiu ir buscar a sua mulher, de 29 anos, o filho de oito meses e a filha de dois anos e meio, que tem dupla nacionalidade por ter nascido em Portalegre.

A esposa e os filhos, que se encontravam em Chernivtsi, na Ucrânia, atravessaram a fronteira com a Roménia e Igor foi ao seu encontro. “Fui de avião para Itália e depois para a Roménia”, contou.

Para o médico ucraniano, que começou por trabalhar num restaurante na Nazaré antes de conseguir passar para a área em que se formou, desempenhando agora funções na clínica Raciocínio Claro, nas Caldas da Rainha, estar de novo com a família é “um milagre”. “Consegui trazer a minha família no próprio dia em que fui buscá-la”, relatou.

Cada minuto que passava a aflição aumentava, mas os obstáculos para trazer a família foram ultrapassados com algumas ajudas. “Ela e os filhos foram de carro até à fronteira e passaram a pé. Os voluntários que estavam na fronteira ajudaram muito e arranjaram um carro para os levar para perto do aeroporto”, referiu.

O médico contou com outro apoio para desbloquear qualquer entrave. “Fui contactado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e também deixaram os meus contactos na embaixada portuguesa na Roménia e mandei-lhes os dados da minha família”, indicou Igor Damianov.

O casal e os filhos estão agora a viver nas Caldas da Rainha e a esposa do médico só não pôde aparecer nesta reportagem por estar em confinamento, já que acusou positivo no teste à Covid-19. Mas tendo em conta os sintomas ligeiros, era uma preocupação menor perante a grande ansiedade vivida com a guerra na Ucrânia, uma vez que o resto da família permanece no território invadido pelo exército russo.

“Por enquanto os familiares vão ficar lá. Vamos ver como corre”, manifestou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1