Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
CDU – Coligação Democrática Unitária

Henrique Fialho: “Não estamos na política por benefício individual”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Henrique Fialho, 47 anos, escritor, formador e consultor artístico, das Caldas da Rainha, é o candidato número 5 da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, encabeçada por Heloísa Apolónia. Defende como prioridade para o distrito o “investimento em profissionais de saúde e a construção de um novo hospital público na Região Oeste”.
Henrique Fialho

CDU – Coligação Democrática Unitária

Henrique Fialho, 47 anos, escritor, formador e consultor artístico, das Caldas da Rainha, é o candidato número 5 da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, encabeçada por Heloísa Apolónia. Defende como prioridade para o distrito o “investimento em profissionais de saúde e a construção de um novo hospital público na Região Oeste”.

Questões

1- Quais são as grandes apostas que o seu partido terá a iniciativa de propor para o distrito?

2-Que problemas identificam como prioritários solucionar no distrito e como é possível resolvê-los?

3- Qual a sua opinião relativamente aos investimentos anunciados para requalificar a ferrovia do Oeste?

4- O novo Hospital do Oeste está em cima da mesa. É a obra que vai responder às exigências no capítulo da saúde no sul do distrito? Onde deve ficar localizado?

5-Como classifica a atuação dos atuais deputados eleitos nos últimas legislativas pelo círculo eleitoral de Leiria?

6-Porque é que o eleitor deve votar no seu partido e não em outro? Qual é a diferença?

7-Considera que o seu partido tem possibilidades de eleger deputados? O que seria um bom para resultado para o partido nas próximas eleições?

Respostas

1- Destacaria, na saúde, o investimento em profissionais e a construção de um novo hospital público na Região Oeste. Nos transportes, a eletrificação e modernização da Linha do Oeste. No ambiente, a recuperação da Mata Nacional de Leiria ou a classificação da Lagoa de Óbidos como Reserva natural. E no plano do desenvolvimento, um programa de recuperação demográfica no interior norte do distrito.

2- O distrito de Leiria espelha assimetrias sociais e territoriais. É determinante haver na Assembleia da República uma força decisiva na defesa dos setores produtivos, indústria, agricultura e pescas, uma voz que proteja pequenos empresários e comerciantes. Ao votarem na CDU, os eleitores estão a reforçar a defesa do ambiente, mas também a defesa de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) que responda às necessidades de todos. Uma medida simples seria o desagravamento da tributação sobre o trabalho. Outra: reduzir os custos com a eletricidade. A CDU propôs a redução do IVA da eletricidade para 6%. PS e PSD não quiseram. 

3- São conquistas da luta das populações e da persistência da CDU. Mas não basta anunciar. Temos tido muitas promessas, mas precisamos de avanços concretos. Para a CDU, os transportes públicos são serviços essenciais. Continuaremos a lutar pelo seu alargamento e o acesso aos passes de preço reduzido para todo o distrito de Leiria.

4- A questão da localização é secundária, urgente é aprovar a obra. Essa discussão só serve para atrasar o processo. Um novo Hospital do Oeste permitiria responder às carências que já eram latentes antes da pandemia, mas ficaram patentes depois. Temos excelentes profissionais no SNS, precisamos de mais. Há que incentivar a sua fixação, melhorando a remuneração e o sistema de progressão na carreira. A construção de um novo Hospital não deve servir para negligenciar serviços já existentes, mas antes para dotá-los de outras valências, reorganizando os serviços de saúde no distrito.

5- Muito honestamente, não dei por eles. Por isso é tão importante ter uma voz no Parlamento que nos defenda com rigor. Essa voz é a de Heloísa Apolónia.

6- O legado mais valioso da CDU é a coerência. Quem votar na CDU pode confiar na palavra da CDU. Não estamos na política por benefício individual.

7- Um bom resultado é o reforço da CDU. A eleição dos deputados está nas mãos de quem vota. É para isso que servem estas eleições, para eleger deputados. É uma honra poder integrar uma lista que tem como objetivo eleger Heloísa Apolónia como deputada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura