Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
CDU – Coligação Democrática Unitária

Henrique Fialho: “Não estamos na política por benefício individual”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Henrique Fialho, 47 anos, escritor, formador e consultor artístico, das Caldas da Rainha, é o candidato número 5 da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, encabeçada por Heloísa Apolónia. Defende como prioridade para o distrito o “investimento em profissionais de saúde e a construção de um novo hospital público na Região Oeste”.
Henrique Fialho

CDU – Coligação Democrática Unitária

Henrique Fialho, 47 anos, escritor, formador e consultor artístico, das Caldas da Rainha, é o candidato número 5 da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, encabeçada por Heloísa Apolónia. Defende como prioridade para o distrito o “investimento em profissionais de saúde e a construção de um novo hospital público na Região Oeste”.

Questões

1- Quais são as grandes apostas que o seu partido terá a iniciativa de propor para o distrito?

2-Que problemas identificam como prioritários solucionar no distrito e como é possível resolvê-los?

3- Qual a sua opinião relativamente aos investimentos anunciados para requalificar a ferrovia do Oeste?

4- O novo Hospital do Oeste está em cima da mesa. É a obra que vai responder às exigências no capítulo da saúde no sul do distrito? Onde deve ficar localizado?

5-Como classifica a atuação dos atuais deputados eleitos nos últimas legislativas pelo círculo eleitoral de Leiria?

6-Porque é que o eleitor deve votar no seu partido e não em outro? Qual é a diferença?

7-Considera que o seu partido tem possibilidades de eleger deputados? O que seria um bom para resultado para o partido nas próximas eleições?

Respostas

1- Destacaria, na saúde, o investimento em profissionais e a construção de um novo hospital público na Região Oeste. Nos transportes, a eletrificação e modernização da Linha do Oeste. No ambiente, a recuperação da Mata Nacional de Leiria ou a classificação da Lagoa de Óbidos como Reserva natural. E no plano do desenvolvimento, um programa de recuperação demográfica no interior norte do distrito.

2- O distrito de Leiria espelha assimetrias sociais e territoriais. É determinante haver na Assembleia da República uma força decisiva na defesa dos setores produtivos, indústria, agricultura e pescas, uma voz que proteja pequenos empresários e comerciantes. Ao votarem na CDU, os eleitores estão a reforçar a defesa do ambiente, mas também a defesa de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) que responda às necessidades de todos. Uma medida simples seria o desagravamento da tributação sobre o trabalho. Outra: reduzir os custos com a eletricidade. A CDU propôs a redução do IVA da eletricidade para 6%. PS e PSD não quiseram. 

3- São conquistas da luta das populações e da persistência da CDU. Mas não basta anunciar. Temos tido muitas promessas, mas precisamos de avanços concretos. Para a CDU, os transportes públicos são serviços essenciais. Continuaremos a lutar pelo seu alargamento e o acesso aos passes de preço reduzido para todo o distrito de Leiria.

4- A questão da localização é secundária, urgente é aprovar a obra. Essa discussão só serve para atrasar o processo. Um novo Hospital do Oeste permitiria responder às carências que já eram latentes antes da pandemia, mas ficaram patentes depois. Temos excelentes profissionais no SNS, precisamos de mais. Há que incentivar a sua fixação, melhorando a remuneração e o sistema de progressão na carreira. A construção de um novo Hospital não deve servir para negligenciar serviços já existentes, mas antes para dotá-los de outras valências, reorganizando os serviços de saúde no distrito.

5- Muito honestamente, não dei por eles. Por isso é tão importante ter uma voz no Parlamento que nos defenda com rigor. Essa voz é a de Heloísa Apolónia.

6- O legado mais valioso da CDU é a coerência. Quem votar na CDU pode confiar na palavra da CDU. Não estamos na política por benefício individual.

7- Um bom resultado é o reforço da CDU. A eleição dos deputados está nas mãos de quem vota. É para isso que servem estas eleições, para eleger deputados. É uma honra poder integrar uma lista que tem como objetivo eleger Heloísa Apolónia como deputada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Cinco ucranianos inauguram centro de residências artísticas

Um centro de residências artísticas situado na cidade de Alcobaça é dado a conhecer a partir desta sexta-feira, com a inauguração da exposição de um de cinco artistas ucranianos que se encontram alojados temporariamente no espaço, num projeto criado por uma equipa que inclui um elemento formado em artes plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

central1

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1