Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Grupo de carteiristas que furtou nas Caldas foi desmantelado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo de cinco carteiristas - quatro mulheres com idades entre os 30 e os 70 anos e um homem com 45 anos, todos da mesma família e oriundos da Colômbia – que realizou furtos em diversas localidades, incluindo Caldas da Rainha, foi detido pela Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).
Grupo andava já a ser investigado pela PSP desde finais de 2020

Um grupo de cinco carteiristas – quatro mulheres com idades entre os 30 e os 70 anos e um homem com 45 anos, todos da mesma família e oriundos da Colômbia – que realizou furtos em diversas localidades, incluindo Caldas da Rainha, foi detido pela Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).

A operação foi desencadeada no passado dia 13, sendo alguns dos suspeitos apanhados em flagrante.

“Este grupo andava já a ser investigado desde finais de 2020, altura em que foi constatado que os furtos de carteira em supermercados, centros comerciais e outras lojas de comércio estavam a aumentar a nível nacional, estando todos eles associados a levantamentos de dinheiro e pagamentos feitos com os cartões bancários provenientes desses furtos”, descreve o Cometlis.

O grupo atuava com grande mobilidade por todo o país, havendo registo de furtos entre Coimbra e Tavira, passando por Caldas da Rainha, Alcobaça, Leiria, Abrantes, Faro e ilhas. No entanto, a ação do grupo centrava-se na zona de Lisboa e arredores, como Amadora, Cascais, Loures, Seixal, Barreiro e Montijo.

E foi precisamente devido a um furto ocorrido num supermercado no concelho da Amadora que se iniciaram as investigações, que foram dirigidas pela 2ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal da Amadora, a quem a PSP apresentou o caso e, que culminaram agora no desmantelamento deste bando.

Os polícias reuniram informação ao longo do último ano que permite indiciar o grupo em 30 furtos de carteira e 13 burlas informáticas (levantamentos de dinheiro e pagamentos com os cartões furtados) sendo que com estes furtos e burlas causaram um prejuízo total às vítimas de cerca de 21.500 euros.

De acordo com o Cometlis, “este grupo era constituído por suspeitos da mesma estrutura familiar, a qual era liderada pela mulher mais velha que, com 70 anos, dirigia as suas filhas, filho e netas a partir da base da família que residia na zona de Palmela”. Além dos cinco carteiristas agora detidos estão indiciados mais dois, igualmente da mesma família.

A PSP na posse de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos em nome de três carteiristas, montou uma operação com vista a localizar e deter os visados, vindo três mulheres do grupo a ser localizadas na zona do Seixal.

Os agentes surpreenderam o bando em plena atividade criminal no momento em que as três mulheres, após furtarem uma carteira a uma cliente idosa no interior de um estabelecimento comercial, deslocaram-se a um posto multibanco, onde com o cartão da idosa apoderaram-se de 400 euros em dois levantamentos, fugindo do local com uma viatura e acabaram por ser detidas já na zona da Costa da Caparica.

No momento da detenção os agentes apreenderam o telemóvel e o cartão bancário furtados momentos antes, bem como todo o dinheiro proveniente do furto e dos levantamentos bancários, que foram entregues à vítima. Foi ainda possível recuperar a carteira da idosa deitada fora pelas carteiristas logo após o furto.

Mais tarde e no seguimento da operação para neutralização do bando, os polícias procederam à detenção, desta vez fora de flagrante delito, de outros dois suspeitos visados no inquérito, o homem na Costa da Caparica e outra mulher na Sobreda da Caparica.

Com estas cinco detenções, três em flagrante delito e duas em cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito, a PSP anunciou ter desmantelado esta “rede familiar e criminosa que operava em bando e de forma ativa em todo o território nacional”.

A operação foi batizada de “Feliz Navidad” devido à quadra que atravessamos.

O juiz de instrução criminal da Amadora, a quem os cinco detidos foram presentes para primeiro interrogatório, decretou que quatro ficassem a aguardar julgamento em prisão preventiva, enquanto uma das mulheres ficou sujeita a apresentações periódicas às autoridades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1