Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Diversidade de presépios é atração nas Gaeiras

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de dois mil presépios de 84 artistas, feitos de uma forma nada convencional e muito surpreendentes, como componentes eletrónicos ou casca de ovo, e em materiais um pouco mais comuns, como barro, madeira, ferro, tecido, joalharia, cortiça e vidro, podem ser apreciados até 26 de dezembro, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.

Cerca de dois mil presépios de 84 artistas, feitos de uma forma nada convencional e muito surpreendentes, como componentes eletrónicos ou casca de ovo, e em materiais um pouco mais comuns, como barro, madeira, ferro, tecido, joalharia, cortiça e vidro, podem ser apreciados até 26 de dezembro, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.

“A diversidade das matérias-primas é o que diferencia esta exposição”, sublinhou Ricardo Duque, presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, entidade que organiza esta 14ª Grande Exposição de Presépios.

“É isso que também ao longo dos anos tem motivado os colecionadores a deslocarem-se à exposição para adquirirem presépios diferentes”, sustentou.

Após um ano de interregno, resultante da pandemia, a iniciativa foi relançada com algumas novidades, entre quais a própria disposição do espaço expositivo. A zona da capela é ocupada por um mercado de natal, numa estratégia de incentivo local, onde estão representados alguns dos comerciantes da freguesia e onde é possível comprar lembranças em forma de presépio.

Depois há no primeiro piso do antigo convento franciscano salas com os presépios, uma das quais exclusiva do mestre Ferreira da Silva, que viveu durante 26 anos nas Gaeiras, dedicada à interpretação que ao longo dos anos veio a fazer da sagrada família. Há ainda a sala de mestres do Oeste, como Francisco Furriel, Herculano Elias, entre outros, que “tiveram uma posição muito importante no desenvolvimento artístico da nossa zona e ajudaram outros a crescer”, explicou Ricardo Duque ao JORNAL DAS CALDAS.

Para além dos artistas existem instituições representadas, como o Cencal, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e algumas das Salas do programa Melhor Idade.

Esta edição está integrada na Programação do Óbidos Vila Natal e foi autorizada pela Autoridade de Saúde, tendo como única medida preventiva a obrigatoriedade de utilização de máscara.

A mostra pode ser vista todos os dias entre as 14 e as 18 horas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1