Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C

Câmara do Cadaval investe na animação natalícia para dinamizar o concelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Cadaval voltou a vestir-se de acordo com a quadra natalícia, com iluminação e exposição de esculturas alusivas, a par de um conjunto de atividades de animação. Em Portugal, o Natal é uma altura de tradição e família com bacalhau e bolo-rei à mesa. Cada região e concelho têm as suas próprias tradições. É uma […]
Saúde para todos é o que Maria de Fátima Paz deseja aos cadavalenses

O Cadaval voltou a vestir-se de acordo com a quadra natalícia, com iluminação e exposição de esculturas alusivas, a par de um conjunto de atividades de animação.

Em Portugal, o Natal é uma altura de tradição e família com bacalhau e bolo-rei à mesa. Cada região e concelho têm as suas próprias tradições. É uma forma de valorizar e de manter antigos costumes, passados de geração em geração.

Qual o natal tradicional do Cadaval que reavive memórias? Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, a vice-presidente da Câmara, Maria de Fátima Paz destaca o famoso “bolo escangalhado”, que é produzido na aldeia da Vermelha e é uma referência nas mesas de natal dos cadavalenses.

JORNAL DAS CALDAS: Qual a tradição típica do Cadaval no natal?

Maria de Fátima Paz – O Cadaval não possui propriamente uma tradição típica de natal, no entanto, a autarquia tem vindo a investir na iluminação de rua alusiva à quadra natalícia, bem como em atividades dedicadas aos mais novos, com o objetivo de promover o comércio local e a criar oferta neste tipo de ações com a comunidade, que têm tido uma boa aceitação.

J.C.: Quais são os pratos e doces tradicionais no Natal no Cadaval?

M.D.F.P  – Para além dos tradicionais doces de Natal como as “filhoses” ou “sonhos” e os “coscorões”, cujas receitas passam de pais para filhos, existe no concelho um doce associado à época, o “bolo escangalhado”, que é produzido na aldeia da Vermelha, que tem uma enorme procura e que é já uma referência nas mesas de natal dos cadavalenses e de toda a região.

J.C.: A Câmara Municipal do Cadaval proporciona às famílias todos os anos um programa diversificado para celebrar esta quadra. O que destaca deste Natal?

M.D.F.P  – Para além do reforço da iluminação de rua, que abrange mais ruas este ano, contamos com mais elementos decorativos por toda a vila, com enfoque para o “Parque de Natal” no Parque de Lazer da Mata da Misericórdia, mas também noutros pontos da localidade. Quero também realçar as Esculturas de Natal realizadas pelas escolas e IPSS do concelho.

Para além dos “enfeites” de natal, temos também um programa com várias iniciativas como Mercado de Natal, Concursos “Natal é no Comércio Tradicional” e “Natal à mesa”, que visam a dinamização económica do comércio local. De referir também o espetáculo de videomapping, “O Natal Encantado” e várias diversões para os mais pequenos.

J.C.: Este ano continuamos com a pandemia a assombrar o natal. Qual a mensagem de esperança do Município à população? 

M.D.F.P  – O que esperamos sempre! Saúde para todos e que seja possível mantermos, pelo menos, os convívios familiares neste natal, proporcionando o encontro de gerações que tanta falta fez o ano passado, devido à pandemia.

No fundo desejamos um “Feliz Natal” a toda a população, a qual julgo que sabe que estamos atentos a todos os sinais que vêm da comunidade e que nunca deixaremos que ninguém seja afetado na sua dignidade enquanto ser humano pelas circunstâncias da pandemia ou da crise social que a mesma tende a provocar.

J,C.: – O que está a ser feito para ajudar o comércio local neste natal?

M.D.F.P  – Todo o investimento realizado pela Câmara Municipal tem como objetivo a dinamização local que, esperamos, se materialize na atração de pessoas à vila do Cadaval e ao concelho. Com isso criamos uma oferta lúdica para as famílias e para os mais novos e criamos condições para que o comércio local e tradicional também se possa promover.

J.C.: Natal também é sinónimo de várias ações de solidariedade social. O que é que o Município está a fazer nesta Natal em prol das famílias e pessoas mais carenciadas?

M.D.F.P  – Continuamos a apoiar as famílias mais carenciadas e temos vindo a reforçar as medidas de apoio nesta área, essencialmente ao nível da alimentação e de acesso a medicamentos.

Faremos também um apoio extraordinário com a oferta de “cabazes de natal” a famílias carenciadas que não são acompanhadas pelos habituais apoios alimentares.

J.C.: Quais são os seus desejos para o Cadaval para 2022?

M.D.F.P  – Espero que saibamos todos estar preparados para enfrentar com coragem o próximo ano, pois  2022 será ainda um ano de recuperação económica, devido aos impactos negativos da pandemia.

Tenho esperança que se consiga ultrapassar esta adversidade da pandemia, que nos afeta a todos, e faço votos de “Bom Ano Novo” para todos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

1ª marcha pelo 25 de Abril

Empunhando cartazes com vários dizeres, como “Queremos ver em prática os valores de Abril”, “Falta-se cumprir Portugal”, “Mais habitação estudantil”, “Contra a censura pela cultura”, “Tanta gente sem casa, tanta casa sem gente”, “Fascistas, racistas, machistas, não passarão”, o Coletivo Cardume organizou a 1ª marcha pelo 25 de Abril das Caldas da Rainha, “fazendo jus a estes 50 anos e ao património de luta que Caldas acarreta, tendo o 25 de Abril começado por cá, a 16 de março de 1974”.

marcha1