Q

Previsão do tempo

12° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
12° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
12° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Concluída reparação no castelo de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ficou concluída a obra de reparação da muralha do castelo de Óbidos, danificada em abril quando uma grua de grandes dimensões, utilizada na reabilitação de um edifício dentro da vila, embateu no monumento nacional.

Ficou concluída a obra de reparação da muralha do castelo de Óbidos, danificada em abril quando uma grua de grandes dimensões, utilizada na reabilitação de um edifício dentro da vila, embateu no monumento nacional.

Segundo a Câmara Municipal, “do embate resultaram danos físicos em dois merlões [intervalos dentados das ameias na muralha] que coroavam o parapeito existente junto ao caminho de ronda da cerca urbana: um merlão ficou parcialmente danificado na parte superior, o outro ficou totalmente destruído”.

Tratava-se de uma obra particular, com licenciamento camarário e autorizações das entidades competentes. De acordo com a autarquia, a utilização da grua era a única possibilidade, face às caraterísticas da intervenção, só que no decurso dos trabalhos de desmontagem da grua, que havia sido instalada na Rua Padre Nunes Tavares, no processo de remoção dos contra-pesos existentes na base da estrutura metálica, um deles embateu no castelo.

A situação foi relatada à Direção-Geral do Património Cultural e à Direção-Geral do Tesouro e Finanças, que detém a propriedade do castelo, assim como à GNR e ao Município de Óbidos, tendo os destroços sido recolhidos para serem utilizados na reconstrução dos elementos arquitetónicos afetados.

“Esta intervenção envolveu o desmonte dos blocos de alvenaria soltos e a reconstrução dos elementos arquitectónicos em alvenaria, mediante a reutilização do material pétreo existente (guardado em depósito para o efeito), a colocação de alguns materiais pétreos idênticos de maior dimensão e a aplicação de uma argamassa de cal compatível”, revelou a autarquia.

A obra esteve a cargo da empresa AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & C.ᵃ Lda, que também executou a empreitada de “Reabilitação para colmatação de deficiências e patologias no conjunto urbano Vila de Óbidos”. Houve acompanhamento técnico por parte do Serviço de Arqueologia da Câmara.

Os custos da reconstrução foram suportados pelo promotor da obra particular que esteve na origem do derrube dos merlões.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rota1

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.

morgado

1ª marcha pelo 25 de Abril

Empunhando cartazes com vários dizeres, como “Queremos ver em prática os valores de Abril”, “Falta-se cumprir Portugal”, “Mais habitação estudantil”, “Contra a censura pela cultura”, “Tanta gente sem casa, tanta casa sem gente”, “Fascistas, racistas, machistas, não passarão”, o Coletivo Cardume organizou a 1ª marcha pelo 25 de Abril das Caldas da Rainha, “fazendo jus a estes 50 anos e ao património de luta que Caldas acarreta, tendo o 25 de Abril começado por cá, a 16 de março de 1974”.

marcha1