Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Dia de São Martinho comemorado pelos mais novos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradição ainda é o que era. Pelo menos, na nossa região. O dia de S. Martinho, dia 11 de novembro, foi assinalado em algumas escolas do 1.º ciclo das Caldas da Rainha e na Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto. O Jornal das Caldas também marcou presença no magusto dos mais […]
Não faltaram as castanhas no Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto

A tradição ainda é o que era. Pelo menos, na nossa região. O dia de S. Martinho, dia 11 de novembro, foi assinalado em algumas escolas do 1.º ciclo das Caldas da Rainha e na Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto. O Jornal das Caldas também marcou presença no magusto dos mais novos.

O magusto foi celebrado no pátio da Escola Básica do Campo, do Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha. Foi um dia em que os alunos viveram histórias e tradições. Antes do magusto tiveram a oportunidade de falar sobre a Lenda de S. Martinho. As auxiliares de ação educativa e professores prepararam a fogueira no chão com caruma para assar as castanhas.

Quando as castanhas já estavam bem assadas, foram retiradas da fogueira e distribuídas aos 40 alunos. Muitos tinham a cara suja do carvão.

Também houve bolo caseiro de ananás confecionado na escola, no forno adquirido pelos encarregados de educação, para os não apreciadores de castanhas.

Para o professor Manuel Ribeiro, “é muito importante assinalar o magusto para não deixar morrer a tradição, porque quando as crianças vão para o quinto ano já não fazem este festejo”. “A atividade do magusto vai ficar na memória dos alunos para sempre”, adiantou o docente. 

A professora Zélia Marques recordou que todos os anos mantêm a tradição de irem ao pinhal junto à escola apanhar a caruma e pinhas para fazer a fogueira no chão para assar as castanhas.

E como a pandemia de Covid-19 ainda está em curso, foram feitas duas fogueiras para assar as castanhas e os alunos foram divididos conforme recomenda a Direção Geral da Saúde.

Escola de Salir do Porto “ensina” a tradição

Foi junto à praia de Salir do Porto, que alunos, professores, educadora de infância e assistentes operacionais celebraram no dia 11, no intervalo da manhã, o “Dia de S. Martinho”. Numa escola que pertence ao Agrupamento de Escolas D. João II, com 34 alunos divididos entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo, a tarefa foi um pouco mais difícil, pois há alguns alunos de origem inglesa, belga, luso-luxemburguesa e sul-africana.

Para estes alunos, a novidade era grande: uma lenda, um dia de verão, uma representação do milagre feita pelos pequeninos do jardim-de-infância e castanhas assadas num ninho de caruma dos pinheirinhos mansos da própria escola. A agitação de todos os outros era grande. “Quando vamos comer as castanhas?”, interrogavam.

Ao som de canções e repetição de provérbios sobre o “Dia de São Martinho”, sob o olhar sempre atento das assistentes operacionais Michelle Mendes e Elisabete Freitas, bem como a paciência e carinho dos professores Paula Vieira e Hélder Carvalheiro, bem como da educadora Teresa Conceição, as castanhas estalavam e o aroma enchia o ar. Finalmente, a festa: castanhas assadas para todos os meninos que, pacientemente, à volta da fogueira, aprenderam a lenda, saborearam o sol e deram vida à história escutada.

magusto escolas 3
Alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto aprendem a lenda

Magusto em São Martinho

No passado dia 10, véspera de São Martinho, no Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, o dia foi assinalado com castanhas assadas e uma exposição no polivalente da escola-sede alusiva ao milagre que, segundo a lenda, explica o “verão de São Martinho”.

A iniciativa, antecipada devido à pausa para as reuniões intercalares do primeiro semestre, resultou do trabalho conjunto do pessoal não docente e da recém-eleita associação de estudantes, que uniram esforços para manter viva uma tradição antiga, em que o bom tempo surge como recompensa da generosidade do soldado romano, que cortou a sua capa ao meio e deu metade ao mendigo que tinha frio.

A comemoração pretendeu, segundo a assistente operacional Ricardina Fernandes, “dar um pouco de cor e vida à tradição” para estimular a união e espírito de pertença a uma localidade que, naturalmente, celebra o milagre do santo que dá nome à Igreja Matriz da vila”.

As assistentes operacionais fizeram pregadeiras com feltro em forma de castanha que muitos dos membros da comunidade escolar exibiam ao peito e a sua venda reverteu a favor da associação de estudantes. “É necessário criar oportunidades para unir a comunidade escolar e fortalecer laços”, adiantou.

Segundo os membros da associação de estudantes, este primeiro evento era preciso, pois “trata-se de uma festividade importante para a vila de São Martinho do Porto, logo, é importante para a nossa escola, cujo patrono é o mesmo santo”.

As escolas do primeiro ciclo também assinalaram a festividade preparando trabalhos alusivos à lenda, ao magusto e ao seu significado tradicional. A castanha foi a rainha da semana e os trabalhos feitos à mão tiveram como base materiais reciclados.

magusto escolas 2
Exposição do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto
magusto escolas 4
Magusto na Escola de Salir do Porto
magusto escolas 6
Alunos da Escola do Campo à volta da fogueira
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1