Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Governo recomendado a requalificar Escola Secundária Raul Proença

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi publicada no Diário da República a recomendação ao Governo, aprovada pela Assembleia da República a 22 de outubro, para que programe e execute, com urgência, obras de reabilitação da Escola Secundária Raul Proença, no concelho das Caldas da Rainha.
Obras de reabilitação da escola recomendadas ao Governo

Foi publicada no Diário da República a recomendação ao Governo, aprovada pela Assembleia da República a 22 de outubro, para que programe e execute, com urgência, obras de reabilitação da Escola Secundária Raul Proença, no concelho das Caldas da Rainha.

A Assembleia da República decidiu recomendar ao Governo que, “em estreita articulação com o Município das Caldas da Rainha, programe, agende e execute as obras de requalificação de todo o edificado da escola, facultando os recursos financeiros necessários, no quadro da programação dos fundos comunitários ou de outras fontes de financiamento existentes para esse fim, para garantir as condições adequadas a uma escolaridade de qualidade”.

A decisão foi tomada por unanimidade, resultando o texto final dos projetos de resolução apresentados pelos grupos parlamentares do PS, PSD e CDS-PP.

A intervenção na escola, datada dos anos 70 e frequentada por cerca de 1.200 alunos do ensino secundário e terceiro ciclo do ensino básico, foi defendida pelos três partidos.

Os deputados apontaram que se tem vindo a “assistir à acentuada e progressiva degradação das condições de habitabilidade, conforto e desadequação funcional” das instalações, compostas por quatro edifícios modulares, ginásio e espaços exteriores de campos desportivos e zonas de estar, considerando que “no geral há um baixo desempenho físico-construtivo do espaço escolar”.

O desconforto térmico, os problemas acústicos e luminosidade e a muito baixa eficiência energética foram igualmente relatados, assim como o desgaste provocado pelo uso e pelo envelhecimento natural, para além de problemas de impermeabilização, descoloração das fachadas e fissuras nas paredes exteriores dos blocos das salas de aulas.

As instalações sanitárias também têm problemas, nomeadamente de maus cheiros e inundações ocasionais, existem escadas e outros acessos não regulamentares, os pavimentos estão muito desgastados, o aquecimento de algumas salas é conseguido através da utilização de aquecedores de resistência eléctrica, os equipamentos informáticos e servidores estão obsoletos e os cabos de alimentação estão à vista.

Este cenário foi considerado incomportável perante a “valorada avaliação pelo Ministério da Educação e amplo reconhecimento da qualidade do seu projeto educativo e percurso de qualificação dos alunos”.

De acordo com os deputados, “urge uma intervenção que corrija os problemas construtivos, a reparação ou substituição parcial de redes de águas, esgotos e de eletricidade, uma adequação funcional tendo em conta a diversificação e qualificação dos espaços destinados ao ensino-aprendizagem, com relevância para laboratórios das ciências experimentais e espaços de práticas de educação física e desporto, e a melhoria das condições de segurança e de acessibilidade e da eficiência energética e de sustentabilidade ambiental”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11