Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C

Governo recomendado a requalificar Escola Secundária Raul Proença

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi publicada no Diário da República a recomendação ao Governo, aprovada pela Assembleia da República a 22 de outubro, para que programe e execute, com urgência, obras de reabilitação da Escola Secundária Raul Proença, no concelho das Caldas da Rainha.
Obras de reabilitação da escola recomendadas ao Governo

Foi publicada no Diário da República a recomendação ao Governo, aprovada pela Assembleia da República a 22 de outubro, para que programe e execute, com urgência, obras de reabilitação da Escola Secundária Raul Proença, no concelho das Caldas da Rainha.

A Assembleia da República decidiu recomendar ao Governo que, “em estreita articulação com o Município das Caldas da Rainha, programe, agende e execute as obras de requalificação de todo o edificado da escola, facultando os recursos financeiros necessários, no quadro da programação dos fundos comunitários ou de outras fontes de financiamento existentes para esse fim, para garantir as condições adequadas a uma escolaridade de qualidade”.

A decisão foi tomada por unanimidade, resultando o texto final dos projetos de resolução apresentados pelos grupos parlamentares do PS, PSD e CDS-PP.

A intervenção na escola, datada dos anos 70 e frequentada por cerca de 1.200 alunos do ensino secundário e terceiro ciclo do ensino básico, foi defendida pelos três partidos.

Os deputados apontaram que se tem vindo a “assistir à acentuada e progressiva degradação das condições de habitabilidade, conforto e desadequação funcional” das instalações, compostas por quatro edifícios modulares, ginásio e espaços exteriores de campos desportivos e zonas de estar, considerando que “no geral há um baixo desempenho físico-construtivo do espaço escolar”.

O desconforto térmico, os problemas acústicos e luminosidade e a muito baixa eficiência energética foram igualmente relatados, assim como o desgaste provocado pelo uso e pelo envelhecimento natural, para além de problemas de impermeabilização, descoloração das fachadas e fissuras nas paredes exteriores dos blocos das salas de aulas.

As instalações sanitárias também têm problemas, nomeadamente de maus cheiros e inundações ocasionais, existem escadas e outros acessos não regulamentares, os pavimentos estão muito desgastados, o aquecimento de algumas salas é conseguido através da utilização de aquecedores de resistência eléctrica, os equipamentos informáticos e servidores estão obsoletos e os cabos de alimentação estão à vista.

Este cenário foi considerado incomportável perante a “valorada avaliação pelo Ministério da Educação e amplo reconhecimento da qualidade do seu projeto educativo e percurso de qualificação dos alunos”.

De acordo com os deputados, “urge uma intervenção que corrija os problemas construtivos, a reparação ou substituição parcial de redes de águas, esgotos e de eletricidade, uma adequação funcional tendo em conta a diversificação e qualificação dos espaços destinados ao ensino-aprendizagem, com relevância para laboratórios das ciências experimentais e espaços de práticas de educação física e desporto, e a melhoria das condições de segurança e de acessibilidade e da eficiência energética e de sustentabilidade ambiental”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Associação comercial reduz pegada ecológica

A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste vai realizar no dia 3 de dezembro uma ação de sensibilização e de distribuição de árvores, para que estas sejam plantadas em locais a selecionar pelas juntas de freguesia.

dsc 0488

Sessão “Gestão e Cuidado do Voluntário”

O projeto CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social) vai promover no dia 3 de dezembro, entre as 15h e as 17h, no Centro de Recursos Comunitário das Caldas da Rainha, uma sessão com o tema “Gestão e Cuidado do Voluntário”, onde se pretende abordar a importância do voluntariado numa perspetiva do crescimento pessoal que este proporciona, permitindo adquirir novas competências, sendo a técnicos e dirigentes das entidades da rede social das Caldas da Rainha.

GNR recupera motociclo furtado

Um motociclo furtado em janeiro nas Caldas da Rainha foi recuperado em Alverca do Ribatejo, em Vila Franca de Xira, no passado dia 24, tendo a GNR identificado o indivíduo que tinha o veículo na sua posse.

motociclo