Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

EHTO certificou os primeiros quinze escanções formados no Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os primeiros quinze escanções (profissionais especializados em vinhos) certificados pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) receberam na passada segunda-feira o seu certificado, numa sessão em que aos outros 59 formandos que frequentaram módulos das duas edições já realizadas do curso de escanção foram atribuídos diplomas.
Cerimónia de entrega de certificados e diplomas

Os primeiros quinze escanções (profissionais especializados em vinhos) certificados pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) receberam na passada segunda-feira o seu certificado, numa sessão em que aos outros 59 formandos que frequentaram módulos das duas edições já realizadas do curso de escanção foram atribuídos diplomas.

74 alunos frequentaram o curso de escanção – 37 na primeira edição (2019-2020) e outros 37 na segunda edição (2020-2021). Deste total, quinze alunos completaram na íntegra o curso (300 horas) e por isso são os primeiros escanções do Oeste formados, certificados e diplomados pela escola.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, destacou o interesse manifestado pelos alunos numa área que tem “uma expressão grande na região Oeste, terra de vinhedos”.

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Francisco Rico, evidenciou que os novos escanções “podem fazer a diferença na valorização dos vinhos em Portugal” e onde irão trabalhar, seja no turismo, enoturismo, garrafeiras ou restauração.

“Fazem falta pessoas qualificadas e é preciso alguém vocacionado e certificado para dar a cara por este setor”, disse, esperando que os alunos sejam “embaixadores dos vinhos de Portugal”.

Manuel Miranda, representante da Associação de Escanções de Portugal, vincou que os conhecimentos de um escanção vão mais além dos vinhos, abarcando tudo o que os envolvem, nomeadamente a gastronomia, o turismo e a história.

Elisabete Mendes, representante do Turismo de Portugal, revelou que está a ser preparado um curso avançado de escanções, a iniciar para já em duas das doze escolas da rede, esperando que “brevemente a EHTO possa vir a ter este curso”. Visará os vinhos internacionais, o story-telling (os vinhos que contam histórias) e a harmonização com a alimentação .

A responsável elogiou a escola do Oeste por ter já realizado dois cursos de escanção, o que no seu entender é demonstrativo “de que há pessoas interessadas nesta formação”.

Na cerimónia esteve presente José Cardoso, em representação do presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que manifestou “adorar a atividade de escanção” e deu os parabéns à EHTO “pelo trabalho que muito tem dignificado o município”.

A direção da EHTO reuniu também na segunda-feira com os novos vinte alunos da terceira edição do curso de escanção, para planeamento e organização do arranque das aulas, que vão iniciar no dia 3 de novembro, havendo ainda inscrições a decorrer.

O curso tem uma estrutura modular flexível, pelo que os alunos podem inscrever-se em alguns módulos e não necessariamente na totalidade do curso de 300 horas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional da Resistência e da Liberdade inaugurado em Peniche

O Presidente da República e vários membros do Governo, como as ministras da Cultura e da Justiça e a secretária de Estado da Cultura, marcaram presença no passado sábado na cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.

resistencia1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga