Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 14° C

EHTO certificou os primeiros quinze escanções formados no Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os primeiros quinze escanções (profissionais especializados em vinhos) certificados pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) receberam na passada segunda-feira o seu certificado, numa sessão em que aos outros 59 formandos que frequentaram módulos das duas edições já realizadas do curso de escanção foram atribuídos diplomas.
Cerimónia de entrega de certificados e diplomas

Os primeiros quinze escanções (profissionais especializados em vinhos) certificados pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) receberam na passada segunda-feira o seu certificado, numa sessão em que aos outros 59 formandos que frequentaram módulos das duas edições já realizadas do curso de escanção foram atribuídos diplomas.

74 alunos frequentaram o curso de escanção – 37 na primeira edição (2019-2020) e outros 37 na segunda edição (2020-2021). Deste total, quinze alunos completaram na íntegra o curso (300 horas) e por isso são os primeiros escanções do Oeste formados, certificados e diplomados pela escola.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, destacou o interesse manifestado pelos alunos numa área que tem “uma expressão grande na região Oeste, terra de vinhedos”.

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Francisco Rico, evidenciou que os novos escanções “podem fazer a diferença na valorização dos vinhos em Portugal” e onde irão trabalhar, seja no turismo, enoturismo, garrafeiras ou restauração.

“Fazem falta pessoas qualificadas e é preciso alguém vocacionado e certificado para dar a cara por este setor”, disse, esperando que os alunos sejam “embaixadores dos vinhos de Portugal”.

Manuel Miranda, representante da Associação de Escanções de Portugal, vincou que os conhecimentos de um escanção vão mais além dos vinhos, abarcando tudo o que os envolvem, nomeadamente a gastronomia, o turismo e a história.

Elisabete Mendes, representante do Turismo de Portugal, revelou que está a ser preparado um curso avançado de escanções, a iniciar para já em duas das doze escolas da rede, esperando que “brevemente a EHTO possa vir a ter este curso”. Visará os vinhos internacionais, o story-telling (os vinhos que contam histórias) e a harmonização com a alimentação .

A responsável elogiou a escola do Oeste por ter já realizado dois cursos de escanção, o que no seu entender é demonstrativo “de que há pessoas interessadas nesta formação”.

Na cerimónia esteve presente José Cardoso, em representação do presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que manifestou “adorar a atividade de escanção” e deu os parabéns à EHTO “pelo trabalho que muito tem dignificado o município”.

A direção da EHTO reuniu também na segunda-feira com os novos vinte alunos da terceira edição do curso de escanção, para planeamento e organização do arranque das aulas, que vão iniciar no dia 3 de novembro, havendo ainda inscrições a decorrer.

O curso tem uma estrutura modular flexível, pelo que os alunos podem inscrever-se em alguns módulos e não necessariamente na totalidade do curso de 300 horas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sessão “Gestão e Cuidado do Voluntário”

O projeto CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social) vai promover no dia 3 de dezembro, entre as 15h e as 17h, no Centro de Recursos Comunitário das Caldas da Rainha, uma sessão com o tema “Gestão e Cuidado do Voluntário”, onde se pretende abordar a importância do voluntariado numa perspetiva do crescimento pessoal que este proporciona, permitindo adquirir novas competências, sendo a técnicos e dirigentes das entidades da rede social das Caldas da Rainha.

GNR recupera motociclo furtado

Um motociclo furtado em janeiro nas Caldas da Rainha foi recuperado em Alverca do Ribatejo, em Vila Franca de Xira, no passado dia 24, tendo a GNR identificado o indivíduo que tinha o veículo na sua posse.

motociclo

Morre atropelada por comboio

Uma mulher de 43 anos foi colhida mortalmente por um comboio que circulava na tarde deste domingo na Linha do Oeste, em Leiria, em circunstâncias que estão a ser investigadas.