Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 20° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 22° C

Equipa de cuidados paliativos do CHO acompanhou 278 doentes em 2020

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) assinalou o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (9 de outubro), assente no tema “Não deixe ninguém para trás - Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos”.
Equipas do Centro Hospitalar do Oeste

A Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) assinalou o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (9 de outubro), assente no tema “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos”.

“Com este desafio pretende-se celebrar a data e sensibilizar toda a sociedade em geral para a necessidade de garantir cuidados paliativos a todos os cidadãos que deles carecem”, refere a equipa.

A Organização Mundial de Saúde define cuidados paliativos como cuidados de saúde, especializados para pessoas com doenças graves e/ou avançadas e progressivas, qualquer que seja a sua idade, diagnóstico ou estádio da doença.

Os cuidados paliativos são definidos na Lei de Bases dos Cuidados Paliativos (Lei nº 52/2012), como “cuidados ativos, coordenados e globais, prestados por equipas específicas, a doentes em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva, assim como às suas famílias, com o principal objetivo de promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual…”.

Segundo a equipa do CHO, “os cuidados paliativos afirmam a vida, promovem o alívio da dor e de outros sintomas geradores de sofrimento, integram os aspetos psicológicos e espirituais do cuidar, ajudam o doente a viver a vida tão ativamente quanto possível, promovem a qualidade de vida e influenciam positivamente o curso da doença”.

“Atualmente, é imperativa a necessidade das pessoas com doenças graves e/ou incuráveis (oncológicas, cardiovasculares, neurológicas, endócrinas…) terem atempadamente acesso a cuidados paliativos. Em Portugal, a prevalência de doenças crónicas incuráveis ronda cerca de 58 por cento, o que torna evidente a necessidade destes cuidados no nosso país”, relata a equipa.

Desde 2011 que o CHO promove uma resposta para esta área de cuidados, com a sua EIHSCP, constituída por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogas. Dá resposta aos doentes das três unidades hospitalares que compõe o CHO (Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras).

A EIHSCP tem por missão “promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades paliativas identificadas e suas famílias, em sofrimento, em consequência de doença avançada e/ou progressiva”.

Garante o acompanhamento da pessoa doente e família em regime de ambulatório, através da consulta externa de cuidados paliativos.

Em 2020 a EIHSCP do CHO acompanhou 278 doentes em regime de consulta externa, tendo realizado 1108 consultas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17

Caldas da Rainha recebeu o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17, o maior evento juvenil da história desta modalidade, que se realizou sob a égide da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

pentatlo

Campeonato Regional de Dança Desportiva

A Associação Óbidos Dance organiza no dia 19 de outubro, no Pavilhão Municipal de Óbidos, a 2ª eliminatória do Campeonato Regional de Dança Desportiva de Lisboa, juntando as melhores escolas da Associação de Lisboa de Dança Desportiva (ALDD).

danca