Q

Previsão do tempo

6° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
6° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C

Equipa de cuidados paliativos do CHO acompanhou 278 doentes em 2020

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) assinalou o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (9 de outubro), assente no tema “Não deixe ninguém para trás - Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos”.
Equipas do Centro Hospitalar do Oeste

A Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) assinalou o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (9 de outubro), assente no tema “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos”.

“Com este desafio pretende-se celebrar a data e sensibilizar toda a sociedade em geral para a necessidade de garantir cuidados paliativos a todos os cidadãos que deles carecem”, refere a equipa.

A Organização Mundial de Saúde define cuidados paliativos como cuidados de saúde, especializados para pessoas com doenças graves e/ou avançadas e progressivas, qualquer que seja a sua idade, diagnóstico ou estádio da doença.

Os cuidados paliativos são definidos na Lei de Bases dos Cuidados Paliativos (Lei nº 52/2012), como “cuidados ativos, coordenados e globais, prestados por equipas específicas, a doentes em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva, assim como às suas famílias, com o principal objetivo de promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual…”.

Segundo a equipa do CHO, “os cuidados paliativos afirmam a vida, promovem o alívio da dor e de outros sintomas geradores de sofrimento, integram os aspetos psicológicos e espirituais do cuidar, ajudam o doente a viver a vida tão ativamente quanto possível, promovem a qualidade de vida e influenciam positivamente o curso da doença”.

“Atualmente, é imperativa a necessidade das pessoas com doenças graves e/ou incuráveis (oncológicas, cardiovasculares, neurológicas, endócrinas…) terem atempadamente acesso a cuidados paliativos. Em Portugal, a prevalência de doenças crónicas incuráveis ronda cerca de 58 por cento, o que torna evidente a necessidade destes cuidados no nosso país”, relata a equipa.

Desde 2011 que o CHO promove uma resposta para esta área de cuidados, com a sua EIHSCP, constituída por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogas. Dá resposta aos doentes das três unidades hospitalares que compõe o CHO (Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras).

A EIHSCP tem por missão “promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades paliativas identificadas e suas famílias, em sofrimento, em consequência de doença avançada e/ou progressiva”.

Garante o acompanhamento da pessoa doente e família em regime de ambulatório, através da consulta externa de cuidados paliativos.

Em 2020 a EIHSCP do CHO acompanhou 278 doentes em regime de consulta externa, tendo realizado 1108 consultas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vamos Mudar critica utilização da ampliação da Urgência do Hospital

O movimento cívico independente Vamos Mudar (VM), que lidera a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, lamenta e desconhece as razões pelas quais as obras de ampliação do Serviço de Urgência do Hospital das Caldas “não estão a ser ainda amplamente aproveitadas”. O VM questiona se é por “falta de acabamentos, de equipamentos ou de recursos humanos”.

vm 2

Mercado de Santana foi palco do início de campanha do CDS com o líder

A campanha para as eleições legislativas começou para o CDS no concelho das Caldas da Rainha, mais propriamente no Mercado de Santana, em Alvorninha, no passado domingo, com a presença do líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, acompanhado dos cabeças de lista por Leiria e Santarém, António Galvão Lucas e Pedro Melo, respetivamente, para além de outras figuras, como o candidato em nº4 por Leiria, Paulo Pessoa de Carvalho, que nas últimas autárquicas liderou a coligação na qual constava o CDS, que concorreu à Câmara das Caldas.

cds

Homenagem a Luís “Bicau”

A Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores, prestou na tarde do passado sábado homenagem ao Luís Alberto, conhecido por “Bicau”, de 44 anos, que há dias foi encontrado morto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

bicau