Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 24° C
18° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 24° C
19° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 24° C

Plateias esgotadas no Festival de Ópera de Óbidos e grandes ovações

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A edição de 2024 do Festival de Ópera de Óbidos (FOO) terminou com um fim de semana repleto de sucesso e emoção, com três programas esgotados e um enorme contentamento por parte de público, artistas e organizadores, a comprovar que este género artístico tem procura e público na região Oeste.
O festival teve lugar em quatro palcos distintos, dispersos no concelho

A edição de 2024 do Festival de Ópera de Óbidos (FOO) terminou com um fim de semana repleto de sucesso e emoção, com três programas esgotados e um enorme contentamento por parte de público, artistas e organizadores, a comprovar que este género artístico tem procura e público na região Oeste.

A estreia da grande produção “A Filha do Regimento” teve lotação esgotada, bem como a segunda apresentação, e ambas contaram com uma efusiva reação do público e intermináveis aplausos.

O tenor croata radicado em Viena de Áustria, Valentino Blasina, reconheceu que “foi comovente ver a reação das pessoas, pessoas que não têm acesso regular a este tipo de espetáculos, por isso é ainda melhor. Pudemos ver nos seus olhos, nas suas caras, é uma bênção.”

Além do protagonista, também o encenador, Jorge Balça, referiu que “conseguimos mostrar que a ópera pode ser extremamente acessível e divertida”, e sublinhou que “ao apresentar um tenor internacional o FOO está a começar a ter um lado mais internacional”.

A Gala de Ópera também levou quase seis centenas de pessoas à localidade de Olho Marinho, para apreciar a arte lírica com um enquadramento natural único. A Orquestra Filarmónica Portuguesa atuou num palco erguido sob a nascente dos Olhos d’Água e as vozes dos cantores Susana Gaspar e Luís Gomes ecoaram para uma plateia diversa e atenta.

Na ocasião, o presidente do Município de Óbidos, Filipe Daniel, referiu que “é sempre uma preocupação nossa surpreendermos as pessoas, não só com o conceito da ópera, mas também ao trazer a cultura para junto da população, democratizando-a e criando novos públicos. É um orgulho imenso ver que estamos no bom caminho e, para o futuro, queremos manter a chancela de grande qualidade”.

No balanço, também José Rafael Rodrigues, coordenador do FOO, referiu que “trazer ópera a locais inusitados e fora dos circuitos tradicionais onde esta é apresentada é um objetivo cumprido. Estamos muito satisfeitos com esta segunda edição da nova vida do festival, cujo sucesso prova que é um projeto acarinhado pela região e que está cada vez mais enraizado e consolidado”.

Entre 12 e 15 de setembro cerca de 2000 espetadores assistiram a sete récitas (cinco das quais esgotadas) com uma taxa de ocupação de plateias de 96%. O festival teve lugar em quatro palcos distintos, dispersos no concelho: na Casa da Criatividade e no Museu Abílio de Mattos e Silva, ambos na vila de Óbidos, em Olho Marinho e ainda na freguesia de Gaeiras, no Convento de São Miguel, que foi o espaço patrimonial de eleição para esta edição do festival.

Na operacionalização do FOO 2024 estiveram envolvidas mais de 250 pessoas, entre os quais 172 artistas, a que se juntaram várias equipas criativas, técnicas e de apoio. O FOO regressa em 2025, com a organização da ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, em parceria com o Município de Óbidos e o apoio da Direção Geral das Artes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

vau

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

queda

Polícia Judiciária procura assaltantes

Uma agência bancária em Atouguia da Baleia, em Peniche, foi assaltada à mão armada na passada quinta-feira, estando a Polícia Judiciária no encalço de dois suspeitos envolvidos no roubo – um dos quais entrou e outro ficou num carro para a fuga – não tendo sido divulgado o montante levado.