Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
Toiros Y toiradas

Corrida de toiros em homenagem ao Caldas Sport Clube

Luciano Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As touradas que algumas pretendem denegrir serão por outro lado de enaltecer, visto promoverem estes espetáculos muitíssimas vezes em benefício das misericórdias, bombeiros e até do montepio caldense já aconteceu.
Noite de toiros na praça das Caldas da Rainha

Desta feita teve lugar nas Caldas da Rainha uma corrida de toiros noturna na passada sexta-feira, que para além dos possíveis proventos serviu para homenagear o Caldas Sport Clube pela sua recente subida de divisão.

Os aficionados, sequiosos que andam de ver espetáculos ao vivo, sejam eles de que género for, compareceram em número apreciável, estando a praça muito bem composta de público, numa noite de toiros agradável de muita qualidade.

Cinco toiros da ganadaria Canas Vigouroux, com pesos entre os 590 e 530 quilos, e um novilho de 375 quilos, deram, de forma geral, bom jogo aos toureiros.

Sónia Matias lidou um toiro sem andamento, parado e encostado às tábuas, tendo a excelente cavaleira recorrido a sortes a sêsgo e violinos de recurso, não sendo de todo ajustado tanta velocidade usada mas montadas.

O segundo toiro da noite a sair à praça revelou-se de grande mobilidade, sempre pronto a investir, dando azo a que Ana Batista alcançasse grande plano na sua atuação.

Parreirita Cigano mexeu muito no toiro, isto é lidou-o com bregas a preceito, bons ferros, terminando com um quiébro numa sorte espantosa.

Para Soraia Costa, praticante, estava guardada a fava, aquele que seria o toiro mais matreiro da noite, pois atalhava terrenos por dentro ao cavalo, gerando alguns apuros à valente e jovem cavaleira.

António Telles filho foi o grande triunfador da noite. Foi a lide mais pausada, mais completa, com as melhores bregas, as melhores preparações, os melhores ferros e está tudo dito.

O algodão não engana, temos ali um grande toureiro na continuação da dinastia.

Por fim fechou a corrida com chave d’ouro Tristão Ribeiro Telles, um menino ainda amador, cheio de ganas e pelo na venta, que quer ser toureiro e que do oficio já mostra muitas maneiras.

É a dinastia Telles em evolução.

Noite de boas pegas

Os amadores de Montemor foram mais felizes. Fizeram três aparatosas pegas na primeira tentativa respondendo os valentes forcados das Caldas com outras tantas bastante mais duras, rijíssimas até, com os toiros a dar pancada, que em nada tira o valor por serem consumadas por mais de uma tentativa.

Boas lides, grandes pegas, foram a chave do sucesso desta festividade taurina bem dirigida e acompanhada pela Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha.

Digamos que foi um ótimo aperitivo para a tradicional tourada do 15 de agosto com um cartaz misto: João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Joaquim Brito-Paes a cavalo, e no toureio a pé o matador português Joaquim Ribeiro “Cuqui”, radicado no México e que foi o grande triunfador desta corrida no ano passado.

Haverá uma pega em solitário pelo Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha, capitaneados pelo cabo Francisco Mascarenhas, que vai passar o testemunho a Duarte Manoel.

Vão ser lidados três toiros da ganadaria Joaquim Brito Paes e quatro touros da ganadaria António Raul Brito Paes.

A corrida terá início às 18h.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).