Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
13° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C
Toiros Y toiradas

Corrida de toiros em homenagem ao Caldas Sport Clube

Luciano Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As touradas que algumas pretendem denegrir serão por outro lado de enaltecer, visto promoverem estes espetáculos muitíssimas vezes em benefício das misericórdias, bombeiros e até do montepio caldense já aconteceu.
Noite de toiros na praça das Caldas da Rainha

Desta feita teve lugar nas Caldas da Rainha uma corrida de toiros noturna na passada sexta-feira, que para além dos possíveis proventos serviu para homenagear o Caldas Sport Clube pela sua recente subida de divisão.

Os aficionados, sequiosos que andam de ver espetáculos ao vivo, sejam eles de que género for, compareceram em número apreciável, estando a praça muito bem composta de público, numa noite de toiros agradável de muita qualidade.

Cinco toiros da ganadaria Canas Vigouroux, com pesos entre os 590 e 530 quilos, e um novilho de 375 quilos, deram, de forma geral, bom jogo aos toureiros.

Sónia Matias lidou um toiro sem andamento, parado e encostado às tábuas, tendo a excelente cavaleira recorrido a sortes a sêsgo e violinos de recurso, não sendo de todo ajustado tanta velocidade usada mas montadas.

O segundo toiro da noite a sair à praça revelou-se de grande mobilidade, sempre pronto a investir, dando azo a que Ana Batista alcançasse grande plano na sua atuação.

Parreirita Cigano mexeu muito no toiro, isto é lidou-o com bregas a preceito, bons ferros, terminando com um quiébro numa sorte espantosa.

Para Soraia Costa, praticante, estava guardada a fava, aquele que seria o toiro mais matreiro da noite, pois atalhava terrenos por dentro ao cavalo, gerando alguns apuros à valente e jovem cavaleira.

António Telles filho foi o grande triunfador da noite. Foi a lide mais pausada, mais completa, com as melhores bregas, as melhores preparações, os melhores ferros e está tudo dito.

O algodão não engana, temos ali um grande toureiro na continuação da dinastia.

Por fim fechou a corrida com chave d’ouro Tristão Ribeiro Telles, um menino ainda amador, cheio de ganas e pelo na venta, que quer ser toureiro e que do oficio já mostra muitas maneiras.

É a dinastia Telles em evolução.

Noite de boas pegas

Os amadores de Montemor foram mais felizes. Fizeram três aparatosas pegas na primeira tentativa respondendo os valentes forcados das Caldas com outras tantas bastante mais duras, rijíssimas até, com os toiros a dar pancada, que em nada tira o valor por serem consumadas por mais de uma tentativa.

Boas lides, grandes pegas, foram a chave do sucesso desta festividade taurina bem dirigida e acompanhada pela Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha.

Digamos que foi um ótimo aperitivo para a tradicional tourada do 15 de agosto com um cartaz misto: João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Joaquim Brito-Paes a cavalo, e no toureio a pé o matador português Joaquim Ribeiro “Cuqui”, radicado no México e que foi o grande triunfador desta corrida no ano passado.

Haverá uma pega em solitário pelo Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha, capitaneados pelo cabo Francisco Mascarenhas, que vai passar o testemunho a Duarte Manoel.

Vão ser lidados três toiros da ganadaria Joaquim Brito Paes e quatro touros da ganadaria António Raul Brito Paes.

A corrida terá início às 18h.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce