Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

E depois do secundário?

Marlene Sousa/Mariana Marinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estudantes que estão a terminar a escola secundária contam o que pensam fazer no futuro. A maioria pretende continuar a estudar e ingressar no ensino superior.
Ricardo Melo

1.Ricardo Melo, 17 anos, do curso de Ciências e Tecnologias no Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

“Em pequeno sempre quis tornar-me jogador de futebol e viver disso. Contudo, fui crescendo e a realidade foi assentando e agora tenho novos planos. Não foi preciso muito para descobrir que o que me cativa é o corpo humano, e, para além disso, é uma área onde sinto um enorme conforto. Então, mentalizei-me que medicina é o caminho a seguir. Tenho uma ligeira preferência por estudar medicina na Faculdade de Ciências em Lisboa”

2.Raquel Coelho, 17 anos, do curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha)

“Quero continuar a estudar e tirar o curso de engenharia biomédica, para analisar e resolver problemas em medicina. Estou indecisa entre o Instituto Superior Técnico e a Universidade Nova de Lisboa. A minha decisão de ingressar neste curso deveu-se a eu gostar mais das disciplinas de biologia, matemática e física. Também verifiquei com esta pandemia que é um curso com bastante saída no mercado de trabalho”

3.Bruna Machado, 18 anos, do curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha)

“Tenho o objetivo de prosseguir os meus estudos e entrar na universidade. Em relação ao curso que pretendo seguir, aguardo ainda a classificação final do ensino secundário para poder formular melhor as hipóteses. Ainda assim, a principal área que gostava de seguir era a saúde, por isso cursos como ciências farmacêuticas e bioquímica são uma possibilidade, assim como outras que poderão surgir”

4.Guilherme Santana, 19 anos, do curso Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica no Cenfim (Caldas da Rainha)

“Termino o curso em outubro e pretendo continuar os estudos na área. Pretendo tirar também no Cenfim o CET de Tecnologia Mecatrónica ou Comando Numérico Computorizado. Gostei muito do curso, mas quero continuar a estudar, talvez tirar a licenciatura em engenharia mecânica, para ter mais conhecimento e arranjar um melhor emprego”

5.Patrícia Domingos, 18 anos, do Curso Técnico Multimédia no Cencal (Caldas da Rainha)

“Termino em fevereiro de 2022 e quero ingressar no mercado de trabalho na área, nomeadamente na vertente de fotografia. Depois de ter emprego pondero continuar a aprender com ações de formação para estar sempre atualizada porque o mundo das novas tecnologias está sempre a mudar. Pretendo trabalhar nesta região”

6.Micael Rosário, 19 anos, do curso Técnico Multimédia na Escola Técnica Empresarial do Oeste (Caldas da Rainha)

“Considero muito importante o ingresso no ensino superior, pois prepara-nos para o mercado de trabalho, consoante a área escolhida. Por isso, estou a pensar candidatar-me ao Instituto Politécnico de Leiria para tirar algum curso relacionado com área da multimédia, de modo a aperfeiçoar os meus conhecimentos nesta área”

7.David Gomes, 17 anos, do curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral)

“Enquanto aluno finalista na área das Ciências e Tecnologia, considero o ingresso no ensino superior um elemento importante para continuar os meus estudos. Pretendo candidatar-me à Faculdade de Ciências em Lisboa para o Curso de Engenharia Física. Caso não consiga entrar vou tentar outras áreas, como biologia”

8.Tomas Silva, 18 anos, do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha)

“Apesar deste curso ter-me dado os conhecimentos suficientes para entrar no mercado de trabalho, na área da restauração, a nível pessoal, sinto que quero estar o mais completo possível. Nesse sentido, estou a pensar em prosseguir os estudos dentro desta área, Gestão e Produção de Cozinha, nível 5, e mais tarde, seguir para uma licenciatura em Gastronomia em Coimbra”

9.Francisco Félix, 18 anos, do 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento Josefa de Óbidos (Óbidos)

“Sempre gostei da área do desporto, e como queria tirar algo relacionado com essa área decidi que vou candidatar-me a uma licenciatura na área das Ciências do Desporto, em Coimbra. O objetivo a longo prazo é poder dar aulas de educação física ou trabalhar na área do desporto”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas