Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C

Mau tempo no Sahel

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sahel significa fronteira e é uma faixa do continente africano que vai da costa atlântica à costa do Mar Vermelho, abrangendo parcialmente catorze países, entre o Saara, a Norte, e a savana, a Sul.
Francisco Martins da Silva

O clima do Sahel ficou muito mais seco nos últimos decénios, gerando um problema dramático de cobertura vegetal. A demografia também se modificou bastante — em 2019, o Sahel tinha 84 milhões de habitantes e prevê-se que em 2050 tenha 200 milhões. Hoje é muito difícil às populações desta imensa zona transversal de África cultivar e criar animais.

Há um projecto de gerar uma muralha verde, a par da reabertura dos corredores que permitiam aos pastores não só deslocar os rebanhos como ter acesso aos mercados das zonas costeiras da África ocidental. Ora, os países costeiros como o Togo, Costa do Marfim ou Benim, por receio do terrorismo, fecharam os corredores e os pastores deixaram de poder comercializar os rebanhos. Estas dificuldades poderão desaparecer se houver cooperação regional, o que parece só ser possível se a Europa a promover.

A intervenção europeia no Sahel tem-se resumido a evitar a exportação do terrorismo e a emigração para a Europa. Na realidade, a maior parte dos fluxos migratórios do Sahel são para a costa de África ou para a península arábica. As pessoas fogem da parte mais árida e procuram modos de vida idênticos nos países à beira do oceano.

A somar a este quadro de complexidade económica, social, demográfica e climatérica, há um vazio de Estado que tem permitido o terrorismo escalar.

No dia 16 de Fevereiro, houve em Bamako a cimeira do G5 Sahel, reunião entre representantes do Mali, Chade, Mauritânia, Níger e Burkina Faso, para debater problemas de segurança e o seu papel num contexto regional mais vasto, que inclui a Líbia, o Golfo da Guiné e a República Centro-Africana. A esta cimeira na capital do Mali juntaram-se o Presidente francês e o primeiro-ministro português, por inerência da presidência portuguesa do Conselho da UE. Não tendo sido tomadas grandes decisões, destacou-se a afirmação de Emmanuel Macron de que a França não vai reduzir o contingente militar no Sahel. Também os países do Sahel continuam a insistir na resposta militar a um problema que vai muito além das questões da defesa.

É na zona das três fronteiras (entre Mali, Níger e Burkina Faso), chamada Liptako, quase quatro vezes o território de Portugal continental, que está o nó do problema militar do Sahel. É aqui que tem havido o maior número de ataques terroristas e de operações militares e a maior crise humana. Neste momento, há dois milhões de deslocados e quase novecentos mil refugiados em todo o Sahel, na maior parte pessoas que viviam no Liptako.

O aumento do número de vítimas resulta não só dos actos de terrorismo, mas também da resposta das forças armadas de França e dos países do Sahel.

António Costa sublinhou que o restabelecimento dos laços de confiança entre os cidadãos e o Estado constitui a chave para travar o avanço dos grupos armados. A falta da presença do Estado em territórios vastíssimos de países muito pobres, a somar à corrupção das autoridades civis e das forças militares é a complexa origem da instabilidade do Sahel. Nalgumas zonas destes países, a presença do Estado central é inexistente — ou são as autoridades tradicionais que impõem algum controlo local ou são grupos armados que exercem domínio sobre as populações. E o abuso de poder das forças militares sobre as populações que deviam proteger levam-nas a aderir aos grupos terroristas.

A par de melhor governação, é necessário substituir a influência dos chefes tradicionais, formados na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos e em Abu Dhabi, onde foram convertidos ao Islão. Também o espaço educativo foi ocupado pelos grupos radicais, suprindo a inexistência de escolas oficiais. Não é possível falar em desenvolvimento na região do Sahel, sem primeiro quebrar este ciclo de violência e radicalismo. Para que tal aconteça, é necessária uma atitude conciliatória e não apenas a habitual resposta militar. A França, até agora em consonância com a UE, apenas tem prolongado a crise, respondendo sempre militarmente a questões extremamente complexas, exigentes do diálogo e diplomacia preconizados por António Costa. Que a presidência portuguesa do Conselho da UE contribua para dissipar os maus ventos que fustigam o Sahel.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas