Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
12° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
13° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C

Cardeal-Patriarca de Lisboa visita obras na Igreja de S. Gião

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, efetuou, na passada quinta-feira, uma visita informal à Igreja de São Gião, em Famalicão, no concelho da Nazaré. O edifício tem estado em obras de recuperação, encontrando-se a empreitada quase finalizada.
Dom Manuel Clemente a percorrer o monumento

A aproveitar uma deslocação à região e após uma reunião da Vigararia Alcobaça-Nazaré, Dom Manuel Clemente efetuou uma visita a “um dos mais antigos templos cristãos do território português e que, felizmente, manteve o essencial da construção”. “Tinha uma ligação forte à freguesia, onde ainda há memória da celebração litúrgica”, referiu.

“É um local que, do ponto de vista histórico, patrimonial e religioso para a população de Famalicão tem todo um significado, e eu só posso estar muito feliz com a recuperação de um lugar tão importante para a memória da zona e do país inteiro”, disse o cardeal-patriarca.

O investimento de reabilitação teve como finalidade possibilitar a visita a um local considerado de elevado interesse turístico, científico e académico. A igreja é património classificado como monumento de interesse nacional.

Ao longo dos últimos meses, e após diligências junto da tutela para travar a elevada degradação das infraestruturas metálicas que cobriam todo o monumento, instaladas para proteção das condições climáticas adversas, foram sendo desenvolvidos trabalhos com vista à sua preservação.

Haverá uma cerimónia religiosa de inauguração e de bênção, em data a anunciar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas