Q

Previsão do tempo

23° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Cardeal-Patriarca de Lisboa visita obras na Igreja de S. Gião

23 de Abril, 2021
O cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, efetuou, na passada quinta-feira, uma visita informal à Igreja de São Gião, em Famalicão, no concelho da Nazaré. O edifício tem estado em obras de recuperação, encontrando-se a empreitada quase finalizada.
Dom Manuel Clemente a percorrer o monumento

A aproveitar uma deslocação à região e após uma reunião da Vigararia Alcobaça-Nazaré, Dom Manuel Clemente efetuou uma visita a “um dos mais antigos templos cristãos do território português e que, felizmente, manteve o essencial da construção”. “Tinha uma ligação forte à freguesia, onde ainda há memória da celebração litúrgica”, referiu.

“É um local que, do ponto de vista histórico, patrimonial e religioso para a população de Famalicão tem todo um significado, e eu só posso estar muito feliz com a recuperação de um lugar tão importante para a memória da zona e do país inteiro”, disse o cardeal-patriarca.

O investimento de reabilitação teve como finalidade possibilitar a visita a um local considerado de elevado interesse turístico, científico e académico. A igreja é património classificado como monumento de interesse nacional.

Ao longo dos últimos meses, e após diligências junto da tutela para travar a elevada degradação das infraestruturas metálicas que cobriam todo o monumento, instaladas para proteção das condições climáticas adversas, foram sendo desenvolvidos trabalhos com vista à sua preservação.

Haverá uma cerimónia religiosa de inauguração e de bênção, em data a anunciar.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.

Concerto “Música e Monumentos”

O Largo da Igreja, no Bombarral, foi palco, na noite do passado sábado, do concerto “Música e Monumentos”, pela Banda de Música do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

banda