Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 22° C
16° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 22° C
16° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 23° C

Greve Climática Estudantil pinta mural “Pela Ferrovia, a todo o Vapor”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os jovens da Greve Climática Estudantil Caldas da Rainha apresentam na próxima sexta-feira um mural na Avenida 1º de Maio, nº 31A, relativo à necessidade de requalificação da Linha do Oeste.
Os jovens a pintar o mural na Avenida 1º de Maio, nº 31A

Essa iniciativa, intitulada “Pela Ferrovia, a todo o Vapor!” conta com a colaboração da artista plástica Cláudia Pedro, que procurará fundir a arte de rua e a luta por “justiça climática”.

“Sabemos que os próximos anos são vitais para asseguramos a manutenção de condições para a vida humana. Mas tal só será possível se agirmos agora”, lê-se num comunicado da Greve Climática Estudantil Caldas da Rainha.

Igualmente refere que “a mobilidade sustentável é um eixo vital para resolver a crise climática. Temos menos de sete anos para cortar 50% das emissões globais de gases com efeito de estufa, de forma a não ultrapassar o limite indicado pela ciência como ponto de não retorno”.

“A nível de mobilidade, a ferrovia é a solução para tal e ela vem a todo o vapor trazer soluções do futuro para os problemas do presente”, sublinha o comunicado, adiantando que a ferrovia apresenta “inúmeros benefícios”, pois “contribui apenas em 1% para as emissões a nível de transportes mundiais, é mais eficiente a nível energético e não necessita de infraestruturas enormes responsáveis pela destruição de habitats e áreas verdes”.

Para além disto, “com o correto investimento, tornar-se-á o meio de transporte mais acessível a todas as pessoas, com mais paragens por viagem, garantindo novos postos de trabalho e contribuindo para a coesão social a nível regional, nacional e internacional”.

Contudo, o movimento apontou que “a nível local, há muita luta a fazer. É necessário que nós, como habitantes da zona do Oeste, exijamos soluções para os problemas que afetam a nossa comunidade e o planeta”.

Destacou ainda que “numa luta urgente por mobilidade sustentável, exigimos a requalificação imediata da Linha do Oeste. Sem mais atrasos, sem mais promessas vazias”.

Face a isso, “a partir do dia 23 de abril, a nossa cidade ficará marcada com esta exigência”. “Tornar os espaços públicos, por onde passamos todos os dias, locais de reflexão, empoderamento e espaço de palavra, é vital. Com este mural, queremos tornar permanente na nossa cidade a mensagem por uma transição energética justa”, justificam os elementos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco

Solidariedade de Vidais com São Tomé e Príncipe

O ex-presidente de Junta e de Assembleia de Freguesia de Vidais, José António, está em São Tomé e Príncipe numa viagem em que levou cadernos e livros, lápis, canetas e diversos materiais escolares, para oferecer às crianças locais, muito carenciadas em quase todos os aspetos.

vidais