Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 23° C

Grua danifica merlões do castelo de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma grua utilizada na obra de reabilitação de um edifício no interior do castelo de Óbidos embateu na parte superior do monumento quando eram efetuados trabalhos de desmontagem e provocou danos na construção fortificada, que terá agora de sofrer uma intervenção de conservação e restauro
Dois merlões [intervalos dentados das ameias na muralha] ficaram danificados

Tratava-se de uma obra particular, relativa à reabilitação de um edifício dentro da vila, com licenciamento camarário e autorizações das entidades competentes. De acordo com a autarquia, a utilização da grua de grandes dimensões era a única possibilidade, face às caraterísticas da intervenção.

No decurso dos trabalhos de desmontagem da grua, que havia sido instalada na Rua Padre Nunes Tavares, no processo de remoção dos contra-pesos existentes na base da estrutura metálica, um deles embateu na cerca urbana do castelo de Óbidos, classificado como monumento nacional.

Segundo a Câmara Municipal, “do embate, resultaram danos físicos em dois merlões [intervalos dentados das ameias na muralha] que coroavam o parapeito existente junto ao caminho de ronda da cerca urbana: um merlão ficou parcialmente danificado na parte superior, o outro ficou totalmente destruído”.

As causas do incidente “estão a ser apuradas em detalhe”, tendo sido elaborado auto da ocorrência, com acompanhamento de elementos da GNR, da Fiscalização e do Serviço de Arqueologia do Município de Óbidos. Com base neste documento serão desenvolvidos os procedimentos de notificação ao dono da obra.

A situação foi relatada à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e à Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), que detém a propriedade do castelo.

Os destroços foram recolhidos para serem utilizados na reconstrução dos elementos arquitetónicos afetados, a qual deverá ser realizada no âmbito de uma intervenção de conservação e restauro, após relatório prévio e projeto de intervenção por técnico legalmente habilitado na área de conservação e restauro, o qual será remetido para parecer prévio da DGPC.

Caso a intervenção seja aprovada, deverá então ser efetuada a respetiva orçamentação, para tramitação junto do seguro da obra. A intervenção só deverá ter início após a autorização da DGTF.

O Município de Óbidos espera que a reposição seja urgente e esteja concluída até 1 de junho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco

Solidariedade de Vidais com São Tomé e Príncipe

O ex-presidente de Junta e de Assembleia de Freguesia de Vidais, José António, está em São Tomé e Príncipe numa viagem em que levou cadernos e livros, lápis, canetas e diversos materiais escolares, para oferecer às crianças locais, muito carenciadas em quase todos os aspetos.

vidais