Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C

Limitações à pesca e apanha de marisco na Lagoa de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um despacho da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Pedro, com data de 9 de março regula o licenciamento da apanha de animais marinhos nas águas interiores não marítimas da Lagoa de Óbidos, restringindo a atividade.
Governo não quer que o número de licenças exceda as já concedidas

O Governo determinou que o número de apanhadores de animais marinhos a licenciar nas águas interiores não marítimas da Lagoa de Óbidos não pode exceder o número de licenças já concedidas.

Em cada ano, caso existam licenças disponíveis, será dada prioridade para licenciamento de novos apanhadores residentes nas freguesias limítrofes da Lagoa de Óbidos e depois aos da área da Capitania de Peniche.

Segundo o despacho, “a sustentabilidade da atividade da pesca, nela se incluindo a apanha de animais marinhos, é especialmente relevante em sistemas ecológicos sensíveis como são as lagoas e rias, que suportam a atividade das comunidades ribeirinhas e constituem um fator de coesão económica e social”.

“A Lagoa de Óbidos é uma das áreas de águas interiores não marítimas onde o marisqueiro contribui para o sustento das comunidades adjacentes e onde a regulação do acesso, por se tratar de uma área limitada e frágil do ponto de vista do ecossistema, é especialmente relevante”, faz notar.

Como a regulamentação aplicável à Lagoa de Óbidos se encontra em fase de revisão e de consulta alargada ao setor, até à sua aprovação, e tendo em vista a premência em adotar medidas de manutenção do ecossistema, como condição para a sustentabilidade da atividade de exploração de recursos biológicos marinhos nessa área, considera-se adequado, por aplicação do princípio da precaução, restringir desde já o acesso à atividade de apanha de animais marinhos.

Para esta decisão foi ouvida a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas