Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
Autarca defende encerramento temporário das escolas

Óbidos faz teste de Covid-19 a 1300 alunos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram na terça-feira a ser testados à Covid-19 1300 alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, desde os jardins-de-infância ao 12º ano.
Criança a ser testada

O primeiro dia foi destinado aos mais pequenos, que fizeram o teste, de forma voluntária, acompanhados pelos pais.

O Município de Óbidos adquiriu 1500 testes antigénio de leitura rápida destinados a toda a comunidade escolar. Vão ser realizados até sexta-feira e participam na testagem uma médica, quatro enfermeiros e quatro elementos de apoio administrativo e da Proteção Civil Municipal. Todo o processo é coordenado pela delegada de saúde, a médica Fátima Pais.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos afirma que “nesta fase, se queremos achatar ao máximo a curva no menor espaço de tempo, as escolas deveriam encerrar, como, de resto, se mostra pelas mais recentes projeções”. “Lamento que até hoje a administração central não tenha assumido essa prioridade”, desabafa Humberto Marques, sublinhando que “há necessidade de haver apoios efetivos e céleres às famílias em caso de encerramento temporário dos estabelecimentos de ensino”.

Humberto Marques explica ainda que esta testagem da comunidade escolar “vem em linha com o que vimos a fazer, em articulação com a autoridade de saúde local”, ou seja, “testar, rastrear, isolar para anteciparmos, de modo a evitar a transmissão descontrolada”.

“Desde do início da pandemia que começámos a testar todos os professores, pessoal não docente e agora todos os alunos para chegarmos à origem de eventuais focos de infeção”, indica o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, que considera que “só assim podemos ter um efeito mais duradouro, em conjunto com as restantes medidas de confinamento”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas