Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
Escaparate

Língua afiada – Bordalianas

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A língua de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) era “um pouco afiada”, destilando um saudável e engraçado veneno. Muito diferente do que se vê atualmente nas redes sociais e nas conversas de café. O dichote e o maldizer bordaliano eram doces narrativas do quotidiano, tendo como foco principal a política. Hoje, são os próprios políticos que, em campanhas internas, andam pelas casas uns dos outros a difamar adversários. Tudo pela ganância de obter os seus quinze minutos de glória.
Rui Calisto

Se a classe política faz dessas coisas, o povo aumenta-as, não se limitando a sussurrar impropriedades em ouvidos alheios. Movidos por uma força intestinal curiosa, esse mesmo povo avança para o teclado de um computador destilando todo o seu fel (que, obviamente, acaba na barra dos Tribunais).

Enquanto Bordalo fazia uma observação cuidadosa, astuta, apropriada e crítica, de determinados temas (ou pessoas), fazendo com que a sua intercessão artística fosse irónica e, porque não dizê-lo, acutilante, o comum dos mortais atuais, como não possui, minimamente, o talento bordaliano, não consegue, de modo perspicaz, analisar o entorno, bastando para a sua estupidez um rápido olhar em redor do próprio nariz, pinçando apenas o nada, o vazio.

Bordalo Pinheiro costumava dizer: “Quem tiver olhos, que veja; quem não quiser ver, que durma.” Como, atualmente, não há olhos como os dele, as pessoas dormem. E, muito distante do sono dos Justos. A sua crítica social era rica em detalhes, profunda em sentidos estéticos, racional em sua mordacidade.

O alcoviteiro de Internet (e os que enxameiam os Partidos políticos) é simplesmente um pobre coitado. Alguém que não ficará na história, mesmo que ocupe algum cargo pseudoimportante. A natureza encarregar-se-á, felizmente, e democraticamente, de sepultar os tolos.

A “Grande Porca” de Rafael Bordalo Pinheiro fez história. O povo, quando consumia as suas caricaturas, deleitava-se com a blague e o bom humor. Neste século XXI, uma parte da população é a própria caricatura, chafurdando, quando a deixam, na lama onde assenta a adiposa suína.

Nunca, as instituições políticas possuíram tantos analfabetos estruturais (não me refiro ao analfabetismo funcional, isso é outra loiça). A construção, organização e disposição de um pensamento, acerca de outra pessoa, se não forem alinhadas com a ética nunca poderão fornecer-nos um perfil exato sobre o visado.

A corrupção vem gangrenando a sociedade porque um outro patamar da alfabetização estrutural está a ser desrespeitado, maculado. A superficialidade tomou conta de todo o processo de resolução de problemas, ou de busca de alternativas políticas. Os anos de Estado Novo ajudaram a que surgisse o ser disfuncional, estruturalmente analfabeto. O ser mesquinho e rude veio à tona d’água, conseguindo chegar ao poder, à comunicação social, às redes sociais, etc..

Hoje, a língua afiada de Rafael Bordalo Pinheiro é apenas uma sátira de si própria, um esgar, um momento pendular no colo de uma meretriz barata. Estamos no final dos tempos, não o do fim do mundo, mas apenas do adeus da decência e da ética. Paz à sua alma!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial