Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

Oficina de criação musical “Hip Hop”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa dos Barcos, no Parque Dom Carlos I, acolheu no passado sábado uma oficina de criação musical do estilo hip hop, que foi desde a produção do instrumental, à composição de rimas e gravação de uma música da autoria dos próprios participantes. A iniciativa surgiu no âmbito da Casa das Artes, projeto da União das Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que dinamizou a oficina “Hip Hop ‘tá na Casa”.
As crianças tiveram a oportunidade de fazer a produção do instrumental, composição de rimas e gravação da música

Elton Malta (RS), André Tomás (Scorp) e Tiago Orato (Orato) foram os produtores e rappers que dinamizaram a atividade, que foi um sucesso. É a primeira vez que realizaram esta oficina com crianças, que teve como objetivo a criação de uma música de estilo hip hop. “Escolhemos o tópico e depois da construção das rimas e composição do texto gravámos o tema”, disse Elton Malta, acrescentando que a oficina “estimula a criatividade e a descoberta do “jogo” entre as palavras e os ritmos.

Foi a primeira oficina que estes músicos realizaram e esperam voltar a realizar mais, até porque as “inscrições esgotaram, com algumas pessoas em lista de espera”.

Natural das Caldas, Elton Malta destacou a parte criativa da oficina, que envolveu jovens de 7 e 8 anos. “Cada aluno compôs e gravou a sua quadra, o que acabou por dar uma colaboração entre eles”, contou.

O intuito, é segundo o rapper, “partilhar algo que é a nossa paixão e que nos fez bem ao nosso crescimento”. “A expressão artística, no fundo é os miúdos poderem expressar-se, brincar e divertir-se, conhecendo o jogo de palavras, porque o texto de rap tem uma estrutura que é um tetris autêntico, porque dá para fazer rimas no fim e no meio ou até se conseguir”, explicou o rapper, acrescentando que “há um equilíbrio entre o jogo de palavras e a própria mensagem que se quer passar”.

O rapper, que já tem nome no hip hop nacional, considera que a oficina foi um desafio “muito giro e ajuda a quebrar aquele preconceito que há à volta do hip hop, apesar de já estar melhor”.

André Tomás considera que Caldas da Rainha é uma cidade a nível das artes com muita gente talentosa e que “tem muito pouco que fomente essa criatividade enquanto somos jovens”.

O rapper, que é natural das Caldas, referiu que descobriu o rap com Elton Malta quando tinha 15 anos. “Nós temos cá nas Caldas artistas como o DJ Ride ou o irmão Holly e o Stereossauro, que são de renome mundial e podemos criar na cidade novos talentos”, manifestou.

Tiago Orato é natural de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem à água no Hospital Termal

"Pela água é que vamos" foi um momento de homenagem à água, fonte da vida, promovido pelo Município das Caldas da Rainha no dia 29 de abril, no Hospital Termal, com interpretação de Inês Fouto, acompanhada pelo músico Joaquim António Silva e pela flautista Cristina Louro.

ines

AD Óbidos e Catarinense empatam

A AD Óbidos recebeu o Catarinense a contar para a última jornada do campeonato distrital de futsal no escalão de infantis, tendo empatado a quatro bolas.

infantis

Unidade Local de Saúde do Oeste melhora processo cirúrgico

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) encontra-se em processo de certificação de um programa inovador que tem impacto em todas as fases do processo cirúrgico, desde a preparação pré-operatória até ao período pós-alta, com o objetivo de otimizar a recuperação, reduzir o tempo de internamento hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

cirurgia