Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 13° C

Oficina de criação musical “Hip Hop”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa dos Barcos, no Parque Dom Carlos I, acolheu no passado sábado uma oficina de criação musical do estilo hip hop, que foi desde a produção do instrumental, à composição de rimas e gravação de uma música da autoria dos próprios participantes. A iniciativa surgiu no âmbito da Casa das Artes, projeto da União das Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que dinamizou a oficina “Hip Hop ‘tá na Casa”.
As crianças tiveram a oportunidade de fazer a produção do instrumental, composição de rimas e gravação da música

Elton Malta (RS), André Tomás (Scorp) e Tiago Orato (Orato) foram os produtores e rappers que dinamizaram a atividade, que foi um sucesso. É a primeira vez que realizaram esta oficina com crianças, que teve como objetivo a criação de uma música de estilo hip hop. “Escolhemos o tópico e depois da construção das rimas e composição do texto gravámos o tema”, disse Elton Malta, acrescentando que a oficina “estimula a criatividade e a descoberta do “jogo” entre as palavras e os ritmos.

Foi a primeira oficina que estes músicos realizaram e esperam voltar a realizar mais, até porque as “inscrições esgotaram, com algumas pessoas em lista de espera”.

Natural das Caldas, Elton Malta destacou a parte criativa da oficina, que envolveu jovens de 7 e 8 anos. “Cada aluno compôs e gravou a sua quadra, o que acabou por dar uma colaboração entre eles”, contou.

O intuito, é segundo o rapper, “partilhar algo que é a nossa paixão e que nos fez bem ao nosso crescimento”. “A expressão artística, no fundo é os miúdos poderem expressar-se, brincar e divertir-se, conhecendo o jogo de palavras, porque o texto de rap tem uma estrutura que é um tetris autêntico, porque dá para fazer rimas no fim e no meio ou até se conseguir”, explicou o rapper, acrescentando que “há um equilíbrio entre o jogo de palavras e a própria mensagem que se quer passar”.

O rapper, que já tem nome no hip hop nacional, considera que a oficina foi um desafio “muito giro e ajuda a quebrar aquele preconceito que há à volta do hip hop, apesar de já estar melhor”.

André Tomás considera que Caldas da Rainha é uma cidade a nível das artes com muita gente talentosa e que “tem muito pouco que fomente essa criatividade enquanto somos jovens”.

O rapper, que é natural das Caldas, referiu que descobriu o rap com Elton Malta quando tinha 15 anos. “Nós temos cá nas Caldas artistas como o DJ Ride ou o irmão Holly e o Stereossauro, que são de renome mundial e podemos criar na cidade novos talentos”, manifestou.

Tiago Orato é natural de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Reabilitação urbana em A-dos-Francos

Uma sessão de esclarecimento sobre o levantamento das áreas de reabilitação urbana em A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, vai ser realizada no dia 26 de janeiro, pelas 21h, na sede na Junta de Freguesia.

rea

Dois médicos vão reforçar Unidade de Saúde Familiar

Foi concedido um regime de exceção para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) contratar mais dois médicos avençados para ajudar a resolver a atual fraca resposta da Unidade de Saúde Familiar do Bombarral.

usf

Morreu na cama

Os bombeiros das Caldas da Rainha tiveram na manhã da passada sexta-feira de forçar a entrada numa habitação na aldeia do Chão da Parada para tentar socorrer uma mulher de 55 anos que vieram a encontrar deitada na cama em paragem cardiorrespiratória, na sequência de doença súbita.