Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Oficina de criação musical “Hip Hop”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa dos Barcos, no Parque Dom Carlos I, acolheu no passado sábado uma oficina de criação musical do estilo hip hop, que foi desde a produção do instrumental, à composição de rimas e gravação de uma música da autoria dos próprios participantes. A iniciativa surgiu no âmbito da Casa das Artes, projeto da União das Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que dinamizou a oficina “Hip Hop ‘tá na Casa”.
As crianças tiveram a oportunidade de fazer a produção do instrumental, composição de rimas e gravação da música

Elton Malta (RS), André Tomás (Scorp) e Tiago Orato (Orato) foram os produtores e rappers que dinamizaram a atividade, que foi um sucesso. É a primeira vez que realizaram esta oficina com crianças, que teve como objetivo a criação de uma música de estilo hip hop. “Escolhemos o tópico e depois da construção das rimas e composição do texto gravámos o tema”, disse Elton Malta, acrescentando que a oficina “estimula a criatividade e a descoberta do “jogo” entre as palavras e os ritmos.

Foi a primeira oficina que estes músicos realizaram e esperam voltar a realizar mais, até porque as “inscrições esgotaram, com algumas pessoas em lista de espera”.

Natural das Caldas, Elton Malta destacou a parte criativa da oficina, que envolveu jovens de 7 e 8 anos. “Cada aluno compôs e gravou a sua quadra, o que acabou por dar uma colaboração entre eles”, contou.

O intuito, é segundo o rapper, “partilhar algo que é a nossa paixão e que nos fez bem ao nosso crescimento”. “A expressão artística, no fundo é os miúdos poderem expressar-se, brincar e divertir-se, conhecendo o jogo de palavras, porque o texto de rap tem uma estrutura que é um tetris autêntico, porque dá para fazer rimas no fim e no meio ou até se conseguir”, explicou o rapper, acrescentando que “há um equilíbrio entre o jogo de palavras e a própria mensagem que se quer passar”.

O rapper, que já tem nome no hip hop nacional, considera que a oficina foi um desafio “muito giro e ajuda a quebrar aquele preconceito que há à volta do hip hop, apesar de já estar melhor”.

André Tomás considera que Caldas da Rainha é uma cidade a nível das artes com muita gente talentosa e que “tem muito pouco que fomente essa criatividade enquanto somos jovens”.

O rapper, que é natural das Caldas, referiu que descobriu o rap com Elton Malta quando tinha 15 anos. “Nós temos cá nas Caldas artistas como o DJ Ride ou o irmão Holly e o Stereossauro, que são de renome mundial e podemos criar na cidade novos talentos”, manifestou.

Tiago Orato é natural de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Venda de Natal da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar

Têxteis, artesanato, cerâmica, livros, artigos de bebé e louça são alguns dos produtos disponíveis na Venda de Natal que a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha realiza de 1 a 23 de dezembro num espaço na Praça da Fruta (ao lado da loja da Vodafone). 

109796 venda natal 1jpg

Sede do Olha-Te encheu para o lançamento do livro “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

ina