Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Oficina de criação musical “Hip Hop”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa dos Barcos, no Parque Dom Carlos I, acolheu no passado sábado uma oficina de criação musical do estilo hip hop, que foi desde a produção do instrumental, à composição de rimas e gravação de uma música da autoria dos próprios participantes. A iniciativa surgiu no âmbito da Casa das Artes, projeto da União das Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que dinamizou a oficina “Hip Hop ‘tá na Casa”.
As crianças tiveram a oportunidade de fazer a produção do instrumental, composição de rimas e gravação da música

Elton Malta (RS), André Tomás (Scorp) e Tiago Orato (Orato) foram os produtores e rappers que dinamizaram a atividade, que foi um sucesso. É a primeira vez que realizaram esta oficina com crianças, que teve como objetivo a criação de uma música de estilo hip hop. “Escolhemos o tópico e depois da construção das rimas e composição do texto gravámos o tema”, disse Elton Malta, acrescentando que a oficina “estimula a criatividade e a descoberta do “jogo” entre as palavras e os ritmos.

Foi a primeira oficina que estes músicos realizaram e esperam voltar a realizar mais, até porque as “inscrições esgotaram, com algumas pessoas em lista de espera”.

Natural das Caldas, Elton Malta destacou a parte criativa da oficina, que envolveu jovens de 7 e 8 anos. “Cada aluno compôs e gravou a sua quadra, o que acabou por dar uma colaboração entre eles”, contou.

O intuito, é segundo o rapper, “partilhar algo que é a nossa paixão e que nos fez bem ao nosso crescimento”. “A expressão artística, no fundo é os miúdos poderem expressar-se, brincar e divertir-se, conhecendo o jogo de palavras, porque o texto de rap tem uma estrutura que é um tetris autêntico, porque dá para fazer rimas no fim e no meio ou até se conseguir”, explicou o rapper, acrescentando que “há um equilíbrio entre o jogo de palavras e a própria mensagem que se quer passar”.

O rapper, que já tem nome no hip hop nacional, considera que a oficina foi um desafio “muito giro e ajuda a quebrar aquele preconceito que há à volta do hip hop, apesar de já estar melhor”.

André Tomás considera que Caldas da Rainha é uma cidade a nível das artes com muita gente talentosa e que “tem muito pouco que fomente essa criatividade enquanto somos jovens”.

O rapper, que é natural das Caldas, referiu que descobriu o rap com Elton Malta quando tinha 15 anos. “Nós temos cá nas Caldas artistas como o DJ Ride ou o irmão Holly e o Stereossauro, que são de renome mundial e podemos criar na cidade novos talentos”, manifestou.

Tiago Orato é natural de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161