Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Faltam instâncias de participação e da inacessibilidade dos eleitos

Rui Martins

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Recentemente, e no contexto de uma recente vaga de insegurança na freguesia onde resido tive oportunidade de falar com vários moradores e comerciantes (que são, aqui, a principal vítima) e a sensação geral que ficou foi a de que, por um lado, as pessoas se sentem abandonadas pelos seus representantes colectivos, sejam eles do quadro associativo, sejam eles (sobretudo), do seu quadro electivo sendo que aqui oiço frequentemente a expressão "vêm aqui em campanha mas depois passam quatro anos sem os vermos".

Isto merece reflexão. Por um lado quanto à excessiva dependência este o mundo associativo e as autarquias não somente em Lisboa mas em todo o país. Seria desejável, com efeito, que as verbas fossem cedidas a título excepcional, de forma não discricionária, sob concurso aberto e transparente e com mecanismos que afastam os políticos eleitos do processo decisório de quem irá ou deixará de receber financiamentos para cortar estes cordões umbilicais e aproximar a sociedade civil de quem a representa e a afastar de dependências perigosas, castradoras ou limitadores de quem atribui financiamentos.

De sublinhar que estes riscos são mais intensos, por uma questão de escala e proximidade, nas freguesias do que nas câmaras municipais uma vez que a sua pequena escala dificulta a acção fiscalizadora das oposições em Assembleia de Freguesia e produz pouco interesse por parte da acção fiscalizadora do 4º Poder (a Imprensa).

Por outro lado, e muito mais importante, importa perceber porque é que, em 2020, continuamos a ter políticos eleitos que ainda acreditam que é possível ganhar eleições saindo dos gabinetes apenas uma vez de 4 em 4 anos em arruadas cada vez menos populares, cada vez menos significativas e relevantes para o resultado eleitoral.

Com efeito, não podemos esperar que é ainda possível fazer campanha, apenas, de 4 em 4 anos e contar que nada mude, nunca. Os políticos eleitos não devem estar em campanha apenas nos vinte dias que precedem as eleições mas sim, durante todo o seu mandato.

Não naquele tipo de campanha estafadas, batidas e que fazem (dá para ver) com fastio e fraco entusiasmo, mas em campanhas de nova geração: de proximidade permanente, de porta aberta e compromisso directo e empenhado com a comunidade: campanhas eleitorais permanentes e de proximidade: é assim que conhecerão com precisão os problemas que preocupam os seus eleitores e que reforçam a qualidade da democracia e a protegem contra a ascensão dos totalitarismos que estão hoje – mais do que nunca – à espreita da ocasião perfeita para ascenderem ao poder.

Se os eleitos locais não forem capazes de responderem à ascensão dos populismos e à desilusão crescente com a democracia. Se não ouvirem este desespero surdo dos cidadãos e não resolverem os problemas – graves – de acessibilidade dos cidadãos à classe política (tanto mais inacessível quanto mais alto for a instância representada: Presidência (que só responde por mensagens-tipo), Governo (idem), Assembleia da República (onde a regra, entre deputados, é a da não-resposta) então criamos espaço para o crescimento do Populismo que já se apossou de EUA, Brasil, Polónia, Hungria e Roménia à custa do desespero dos cidadãos perante esta inacessibilidade participativa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1