Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
11° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C

Testes revelam vinte trabalhadores da central fruteira O Melro com Covid-19

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram conhecidos neste domingo os resultados dos testes à Covid-19 realizados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a 274 trabalhadores da central fruteira O Melro, no Sanguinhal, Bombarral, havendo vinte casos positivos (incluem os onze anteriormente conhecidos). Sete são do concelho do Bombarral e os restantes têm área de residência nos concelhos vizinhos.
Apesar do surto, a central fruteira mantém-se em funcionamento com mais de duas centenas e meia de trabalhadores

Os resultados foram apresentados numa reunião em que estiveram presentes elementos da administração da empresa, Joana Torres e João Paula, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, o delegado de saúde regional, Jorge Nunes, a autoridade de saúde local, Maria João Melo, e o coordenador municipal de proteção civil, Sérgio Morais.

Numa primeira fase tinham sido efetuados trinta testes, em que foram detetados com Covid-19 onze trabalhadores, motivando a realização dos restantes exames, e enquanto os resultados dos testes não eram conhecidos cerca de trinta pessoas, entre funcionários e familiares, ficaram em isolamento profilático em casa, sem afetar o funcionamento da central fruteira.

A empresa assegurou que no âmbito do plano de contingência tinha aumentado para hora e meia o intervalo entre o fim do primeiro turno e o início do segundo para não haver cruzamento de trabalhadores, e para evitar a aglomeração de pessoas tinha também dividido os colaboradores por várias pausas para o almoço e lanche.

Uma trabalhadora do turno da noite contou que “usamos desinfetante, tapetes com desinfetante, estamos sempre a lavar as mãos e usamos máscaras e viseiras”.

Outra trabalhadora do turno de dia que estava de folga foi à central fazer o teste e disse que recebeu como recomendações “usarmos a máscara e não nos aproximarmos demasiado das pessoas enquanto não soubermos o resultado”.

“O ambiente está tranquilo e quem não está infetado pode vir trabalhar”, declarou outra trabalhadora.

Os primeiros casos de infeção “estão relacionados com o facto de haver trabalhadores a conviver sem máscara uns com os outros durante a hora de almoço”, explicou à Lusa Joana Torres, diretora de recursos humanos da empresa.

Até hoje, o surto “ainda não está a pôr em causa o fornecimento” de frutas para o mercado externo e para três cadeias de hipermercados, mas, “se o foco de infeção aumentar, pode pôr em causa” esse fornecimento, admitiu a responsável da empresa.

A situação preocupou a Câmara Municipal, porque no concelho do Bombarral até agora o número de infetados era escasso. “O comportamento da população foi exemplar e isso traduziu-se no número de casos sempre baixo. A situação alterou-se radicalmente a partir do primeiro dia da terceira fase de desconfinamento”, manifestou o presidente da Câmara, que alertou, em conferência de imprensa, que “comportamentos menos cuidados poderão colocar tudo a perder”, tendo pedido aos trabalhadores que fizeram o teste para que, enquanto aguardassem o resultado, “se confinem voluntariamente em casa e não andem a disseminar a possível contaminação”.

“Temos uma cadeia de transmissão ativa no concelho com repercussões nos concelhos vizinhos”, admitiu o autarca, que receia que a pandemia chegue a outras centrais fruteiras do Bombarral (foi identificado o caso de uma funcionária infetada na Primofruta, em Azambujeira dos Carros) e uma das medidas que a Câmara admite tomar poderá passar pelo encerramento de esplanadas na vila para diminuir o risco de propagação do vírus.

Num primeiro momento, foi decidido fazer um reforço da sensibilização junto dos estabelecimentos de restauração e bebidas, no sentido de adotarem a melhores práticas no que diz respeito ao distanciamento entre clientes e com vista à redução dos ajuntamentos de pessoas.

O concelho do Bombarral regista neste domingo um total de dezoito casos confirmados, dos quais treze estão ativos (sete inerentes à situação registada na empresa O Melro). Todos estes casos encontram-se em isolamento ativo, estando a situação a ser devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).