Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C

“Caneca das Caldas” candidata a 7 Maravilhas da Cultura Popular

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A "Caneca das Caldas" recebeu nesta segunda-feira o Selo de Nomeado, enquanto candidata à nova edição do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular 2020. Este é o selo base das 7 Maravilhas e advém da validação, pelo Conselho Científico, da candidatura formalizada pela Confraria do Príapo.
A “Caneca das Caldas”

De acordo com a confraria das “Malandrices das Caldas”, fazem parte canecas de faiança que integram, no seu interior, um pénis ereto furado na base e no cimo, para a circulação do líquido e para fazer esguicho para os olhos quando se emborca a caneca, o verdadeiro segredo desta paródia”.

Além disso refere que a “Caneca das Caldas” traduz “uma importante manifestação cultural associada à cerâmica, que sempre teve nesta região valor económico e dinamizador de emprego através de diferentes gerações e que tem, presentemente, uma acrescida relevância patrimonial, no sentido de desmontar preconceitos e motivar a vivência da produção cerâmica autêntica e distintiva, que deve ser um objetivo dos nossos dias, do ponto de vista sociocultural”.

Na candidatura é ainda explicado que a “Caneca das Caldas” e a arte cerâmica fálica em geral “contribuem para a monitorização do estatuto de “Caldas da Rainha, Cidade Criativa da Unesco (Arts & Crafts)” e para despertar o nascimento do projecto “Falium, Festival de Arte Urbana”.

Nesse sentido, “trabalhamos para a conquista de um contexto cada vez mais inclusivo, para ser possível abordar a questão das “Malandrices das Caldas” de uma forma que possa chegar a todos os tipos de público, mesmo às camadas mais sofisticadas, pela arte e pela elegância, com os artesãos, que continuam a manter viva a tradição antiga”.

As Andorinhas e o Zé Toma na Barrica, duas candidaturas da Associação Empresarial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), estão também nomeados enquanto candidatos à edição das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

A ACCCRO elaborou duas candidaturas na categoria de Artesanato, em parceria com o associado Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro. As Andorinhas e o Zé Toma na Barrica, peças cerâmicas icónicas da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, foram as eleitas para integrar este concurso.

Aguarda-se a decisão da segunda fase, em que o painel de especialistas vota para escolher patrimónios regionais organizados por sete categorias, num total nacional que pode atingir os 420 patrimónios regionais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas