Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

“Caneca das Caldas” candidata a 7 Maravilhas da Cultura Popular

Mariana Martinho
6 de Abril, 2020
A "Caneca das Caldas" recebeu nesta segunda-feira o Selo de Nomeado, enquanto candidata à nova edição do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular 2020. Este é o selo base das 7 Maravilhas e advém da validação, pelo Conselho Científico, da candidatura formalizada pela Confraria do Príapo.
A “Caneca das Caldas”

De acordo com a confraria das “Malandrices das Caldas”, fazem parte canecas de faiança que integram, no seu interior, um pénis ereto furado na base e no cimo, para a circulação do líquido e para fazer esguicho para os olhos quando se emborca a caneca, o verdadeiro segredo desta paródia”.

Além disso refere que a “Caneca das Caldas” traduz “uma importante manifestação cultural associada à cerâmica, que sempre teve nesta região valor económico e dinamizador de emprego através de diferentes gerações e que tem, presentemente, uma acrescida relevância patrimonial, no sentido de desmontar preconceitos e motivar a vivência da produção cerâmica autêntica e distintiva, que deve ser um objetivo dos nossos dias, do ponto de vista sociocultural”.

Na candidatura é ainda explicado que a “Caneca das Caldas” e a arte cerâmica fálica em geral “contribuem para a monitorização do estatuto de “Caldas da Rainha, Cidade Criativa da Unesco (Arts & Crafts)” e para despertar o nascimento do projecto “Falium, Festival de Arte Urbana”.

Nesse sentido, “trabalhamos para a conquista de um contexto cada vez mais inclusivo, para ser possível abordar a questão das “Malandrices das Caldas” de uma forma que possa chegar a todos os tipos de público, mesmo às camadas mais sofisticadas, pela arte e pela elegância, com os artesãos, que continuam a manter viva a tradição antiga”.

As Andorinhas e o Zé Toma na Barrica, duas candidaturas da Associação Empresarial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), estão também nomeados enquanto candidatos à edição das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

A ACCCRO elaborou duas candidaturas na categoria de Artesanato, em parceria com o associado Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro. As Andorinhas e o Zé Toma na Barrica, peças cerâmicas icónicas da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, foram as eleitas para integrar este concurso.

Aguarda-se a decisão da segunda fase, em que o painel de especialistas vota para escolher patrimónios regionais organizados por sete categorias, num total nacional que pode atingir os 420 patrimónios regionais.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

FOLIO considerado “um ponto obrigatório no roteiro dos escritores”

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos regressou na passada quinta-feira às ruas da vila, numa edição dedicada a “O Outro”. O evento, que termina no próximo domingo e que conta com 175 autores e escritores presentes em 161 atividades, entre as quais 16 mesas de autor e debates, 23 concertos e 12 exposições, foi “o primeiro evento, desde o início da pandemia, que nos uniu à volta do que é o mais importante nas nossas vidas: a literatura”.

folio1

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.