Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Ruas nas Caldas desinfetadas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As ruas de maior afluência no concelho das Caldas da Rainha estão a ser alvo de higienização de forma a minimizar as possíveis linhas de contágio do Covid-19. Esta medida de desinfeção segue as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desinfeção na cidade

Os Serviços Municipalizados da Câmara Municipal das Caldas da Rainha em articulação com as Juntas de Freguesia estão a proceder à limpeza e higienização dos principais locais suscetíveis de passagem de pessoas. É uma medida de combate à propagação do Covid-19.

“Procuraremos chegar às várias zonas do concelho, mas maioritariamente junto de estabelecimentos que vão continuar abertos e locais de maior frequência de pessoas. Estamos a utilizar hipoclorito de sódio diluído em água nas quantidades recomendadas pela DGS”, manifestou Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Jorge Varela, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, comentou que “temos de arranjar maneira de quebrar a transmissão do vírus e por isso os sítios de maior aglomeração têm ser desinfetados”.

As ruas estão no entanto desertas por causa do estado de emergência. “Por um lado é uma tristeza ver as ruas assim, mas faz-me sentir orgulho dos fregueses. Temos de fazer a nossa parte para travar esta batalha”, disse Jorge Varela.

Entretanto, o Serviço Municipal de Protecção Civil das Caldas da Rainha recomenda alguns procedimentos de prevenção e controlo, nomeadamente no que respeita à limpeza e desinfeção de superfícies e espaços privados.

Para desinfeção de superfícies é aconselhado o uso de lixívia (hipoclorito de sódio) numa concentração de pelo menos 5% de cloro livre, e álcool a 70º, para as superfícies metálicas ou outras, que não sejam compatíveis com a lixívia, de modo a evitar corrosão ou danificação.

Na limpeza e desinfeção de superfícies, diluir em água na proporção de uma medida para 45 medidas iguais de água (exemplo: um litro de hipoclorito para 45 litros de água). Na limpeza e desinfeção de espaços exteriores, diluir em água na proporção de uma medida, para nove medidas iguais de água (exemplo: um litro de hipoclorito para nove litros de água).

O mobiliário poderá ser desinfetado após a limpeza, com desinfetante ou com álcool a 70º.

Deve-se usar sempre máscara, luvas e equipamento adequado (bata, fato-macaco ou avental) na diluição e aplicação do produto.

As superfícies devem ser limpas diariamente e mais do que uma vez por dia, consoante avaliação das necessidades caso a caso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas