Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C

A distância

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Já passou a primeira semana de aulas a distância. Foi estranho. Na minha cabeça, os alunos estiveram sempre na sala de aula, sendo eu o único ausente. Foi estranha a prontidão das respostas ao meu envio de fichas e pedidos de pesquisa. Foi estranho mas não é de estranhar, pois eles são nativos da internet, é a internet o seu habitat.
Francisco Martins da Silva

Mas, a cada resposta pontual e certeira, continuei a imaginá-los na sala de aula, sempre o mais ao fundo possível, o habitual atraso deste ou daquele, o falatório prejudicial, o inferno dos telemóveis, a falta de maneiras, a insolência, a resistência passiva. A habitual contrariedade de quem é compelido para a sala de aula e tem interiorizado que a escola é só para estar com os amigos.

Também me assaltou o sentimento de desagravo, de justiça poética, por finalmente serem os encarregados de educação deste país que despreza os professores a terem de aturar os seus ricos filhos. A terem de aguentar a tempo inteiro a indisciplina, insolência e má-criação. A terem de aguentar a tempo inteiro o resultado da educação que lhes têm dado.

Mas foi um sentimento breve, pois, à medida que eles iam correspondendo tão pronta e certeiramente às minhas solicitações, dei por mim a ter saudades deles e a preocupar-me com a sorte de cada um. Que será deles nos próximos tempos, fechados em casa? Fartar-se-ão finalmente dos telemóveis? Chegarão à conclusão de que o importante da vida consiste sobretudo no que agora nos está vedado? Algum adoecerá?

Esta experiência é inteiramente nova. Sairemos dela diferentes. Para o ensino, como para o ambiente, será positiva. Será impossível continuar do mesmo modo, depois disto. Ficará comprovado que inúmeros hábitos e procedimentos deveriam ter mudado há muito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas