Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
12° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 17° C

A distância

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Já passou a primeira semana de aulas a distância. Foi estranho. Na minha cabeça, os alunos estiveram sempre na sala de aula, sendo eu o único ausente. Foi estranha a prontidão das respostas ao meu envio de fichas e pedidos de pesquisa. Foi estranho mas não é de estranhar, pois eles são nativos da internet, é a internet o seu habitat.
Francisco Martins da Silva

Mas, a cada resposta pontual e certeira, continuei a imaginá-los na sala de aula, sempre o mais ao fundo possível, o habitual atraso deste ou daquele, o falatório prejudicial, o inferno dos telemóveis, a falta de maneiras, a insolência, a resistência passiva. A habitual contrariedade de quem é compelido para a sala de aula e tem interiorizado que a escola é só para estar com os amigos.

Também me assaltou o sentimento de desagravo, de justiça poética, por finalmente serem os encarregados de educação deste país que despreza os professores a terem de aturar os seus ricos filhos. A terem de aguentar a tempo inteiro a indisciplina, insolência e má-criação. A terem de aguentar a tempo inteiro o resultado da educação que lhes têm dado.

Mas foi um sentimento breve, pois, à medida que eles iam correspondendo tão pronta e certeiramente às minhas solicitações, dei por mim a ter saudades deles e a preocupar-me com a sorte de cada um. Que será deles nos próximos tempos, fechados em casa? Fartar-se-ão finalmente dos telemóveis? Chegarão à conclusão de que o importante da vida consiste sobretudo no que agora nos está vedado? Algum adoecerá?

Esta experiência é inteiramente nova. Sairemos dela diferentes. Para o ensino, como para o ambiente, será positiva. Será impossível continuar do mesmo modo, depois disto. Ficará comprovado que inúmeros hábitos e procedimentos deveriam ter mudado há muito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda