Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Requalificação do Centro da Juventude com conclusão atrasada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os vereadores Luís Patacho e Jaime Neto, do PS, votaram a favor do pedido de prorrogação do prazo de conclusão da empreitada de requalificação do Centro da Juventude, solicitado pelo empreiteiro, mas lamentaram que um edifício que faz parte da história da cidade não tenha merecido um projecto arquitetónico mais ponderado.

Os autarcas admitiram haver “uma justificação técnica plausível” para a prorrogação da obra, pegando na explicação do técnico camarário Ricardo Fonseca, que indicou que “se por um lado o ritmo de execução dos trabalhos contratados tem sido bastante inferior ao necessário para cumprimento dos prazos, por outro, à medida que se aprofunda o conhecimento do edifício, têm surgido incompatibilidades entre o projeto que suporta o contrato e a realidade, o que leva à intervenção do projectista e à necessidade de execução de trabalhos complementares que impossibilitam o cumprimento do plano de trabalhos aprovado”. Trata-se da segunda obra de reabilitação de um edifício bastante antigo que foi antes o matadouro municipal, da autoria de Rodrigo Berquó (1839-1896), grande impulsionador das termas enquanto administrador do Hospital Termal e também como presidente da Câmara Municipal, autor do projeto de construção dos Pavilhões do Parque. “Trata-se, por isso, de um edifício de elevado valor arquitetónico, histórico e patrimonial, testemunho de uma época de grandes transformações urbanas qualitativas da então vila das Caldas da Rainha, que contribuíram decisivamente para a sua elevação a cidade em 26 de agosto de 1927”, apontam Luís Patacho e Jaime Neto, que lamentam, por isso, que “não tenha merecido a desejável sensibilidade política para o desenvolvimento de um projecto arquitetónico mais ponderado, atento, cuidado e rigoroso, com uma participação regular de todo o executivo camarário na monitorização do seu processo de elaboração”. Os vereadores do PS consideram que o conhecimento aprofundado do edifício e da sua singularidade deveria ter sido consolidado na fase de projeto e não durante a fase de construção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caminhadas em Salir de Matos

O executivo da Junta de Freguesia de Salir de Matos, no âmbito das atividades ao ar livre, criou o projeto “Salir de Matos em movimento…”, que consiste na oportunidade de todos os que pretenderem se juntarem semanalmente e praticarem a atividade física de caminhar e socializar.

matos

Volta a Portugal do Futuro termina nas Caldas

Tem início na próxima quinta-feira a 31.ª edição da Volta a Portugal do Futuro/4.º Grande Prémio CMTV, prova reservada a atletas da categoria sub-23 que irá decorrer até 26 de maio, terminando nas Caldas da Rainha.

futuro

Formação sobre reciclagem na escola

A Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, recebe nesta quarta-feira, dia 22, pelas 10h10, o Roadshow “Reciclar é na boa”, da Sociedade Ponto Verde.