Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
17° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C

Requalificação do Centro da Juventude com conclusão atrasada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os vereadores Luís Patacho e Jaime Neto, do PS, votaram a favor do pedido de prorrogação do prazo de conclusão da empreitada de requalificação do Centro da Juventude, solicitado pelo empreiteiro, mas lamentaram que um edifício que faz parte da história da cidade não tenha merecido um projecto arquitetónico mais ponderado.

Os autarcas admitiram haver “uma justificação técnica plausível” para a prorrogação da obra, pegando na explicação do técnico camarário Ricardo Fonseca, que indicou que “se por um lado o ritmo de execução dos trabalhos contratados tem sido bastante inferior ao necessário para cumprimento dos prazos, por outro, à medida que se aprofunda o conhecimento do edifício, têm surgido incompatibilidades entre o projeto que suporta o contrato e a realidade, o que leva à intervenção do projectista e à necessidade de execução de trabalhos complementares que impossibilitam o cumprimento do plano de trabalhos aprovado”. Trata-se da segunda obra de reabilitação de um edifício bastante antigo que foi antes o matadouro municipal, da autoria de Rodrigo Berquó (1839-1896), grande impulsionador das termas enquanto administrador do Hospital Termal e também como presidente da Câmara Municipal, autor do projeto de construção dos Pavilhões do Parque. “Trata-se, por isso, de um edifício de elevado valor arquitetónico, histórico e patrimonial, testemunho de uma época de grandes transformações urbanas qualitativas da então vila das Caldas da Rainha, que contribuíram decisivamente para a sua elevação a cidade em 26 de agosto de 1927”, apontam Luís Patacho e Jaime Neto, que lamentam, por isso, que “não tenha merecido a desejável sensibilidade política para o desenvolvimento de um projecto arquitetónico mais ponderado, atento, cuidado e rigoroso, com uma participação regular de todo o executivo camarário na monitorização do seu processo de elaboração”. Os vereadores do PS consideram que o conhecimento aprofundado do edifício e da sua singularidade deveria ter sido consolidado na fase de projeto e não durante a fase de construção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara com resultado negativo de 2,3 milhões de euros em 2023

A Câmara das Caldas da Rainha terminou 2023 com um resultado líquido negativo no valor de 2,3 milhões de euros, de acordo com o relatório de gestão apresentado na Assembleia Municipal de 29 de abril. No ano anterior a Câmara tinha apresentado um resultado positivo de 2,7 milhões de euros.

AssembleiaMunicipalAbril1

Vereadores do PSD propõem semáforos na rotunda da Fonte Luminosa

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira, Maria João Domingos e Daniel Rebelo, propuseram na reunião camarária do passado dia 6, a instalação de semáforos luminosos na Rotunda da Fonte Luminosa, entre o Bairro da Ponte e o Bairro dos Arneiros.

rotunda

Associação MVC ajuda casal de idosos

A Associação MVC – Movimento Viver o Concelho aceitou o desafio de ajudar um casal de idosos que vivia sem condições no concelho de Caldas da Rainha, pedindo a quem possa que contribua com donativos para fazer uma divisória para o quarto.

MVC