Em setembro de 2019, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 10,4 mil milhões de euros, uma variação positiva 4,8% nos últimos 9 meses que supera a variação homóloga de +1,3% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal para o mesmo período. Este facto terá contribuído para o reforço de quota de mercado de crédito do Grupo Crédito Agrícola (para os 5,6%), num movimento que se verifica nos últimos 7 anos consecutivos. Os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizaram, em setembro, 14,7 mil milhões de euros, evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 10,6% e correspondente a 1.404 milhões de euros. O aumento de recursos de clientes em maior proporção que o aumento do crédito concedido contribuiu para a continuação da diminuição do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 67,5%. Em setembro, o rácio de cobertura de liquidez (LCR) no perímetro consolidado atingia os 474%. A evolução positiva nas variáveis-chave de actividade bancária esteve associada a uma dinâmica muito positiva do Crédito Agrícola na globalidade das áreas de negócio. Com referência a 30 de setembro e de acordo com as regras CRD IV/CRR a que se encontra sujeito, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um rácio de common equity tier 1 (CET1) de 14,9%. Relativamente à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, enfatiza-se o fecho do terceiro trimestre de 2019 com um resultado líquido acumulado de 2,3 milhões de euros, um ativo líquido de 358,7 milhões de euros, o que permitiu atingir um rácio de CET1 (Common Equity Tier 1) de 21,4%. Recorde-se que a CCAM de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche integra um grupo financeiro sólido, de capitais exclusivamente nacionais, que agrega 654 agências e que aposta numa relação de proximidade e de confiança com os seus Clientes e Associados. Único banco cooperativo em Portugal, o Crédito Agrícola é uma instituição financeira de capitais exclusivamente nacionais, do qual faz parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, apresentando uma oferta universal de produtos e serviços financeiros, de protecção e de investimento. Está presente em todo o território, fruto da sua missão de desenvolvimento regional e da sua vocação de banco de proximidade. Através da implementação de uma estratégia coordenada entre a Caixa Central e os 79 bancos regionais que o compõem, o Grupo CA apresenta a maior rede bancária em Portugal com 654 agências, tendo, em termos líquidos, reduzido duas agências nos últimos 12 meses. O Crédito Habitação do Crédito Agrícola foi eleito, em junho, “Escolha Acertada” pela DECO Proteste, no âmbito da realização de testes independentes sobre os produtos e serviços disponíveis em todo o mercado. A solução de financiamento do Banco foi reconhecida pela Associação de Defesa dos Consumidores por apresentar a melhor relação entre qualidade e preço, assim como por oferecer um dos spreads mais baixos do mercado. O Crédito Agrícola foi ainda pioneiro no lançamento do Apple Pay em Portugal em 2019, uma aposta na inovação tecnológica na área dos meios de pagamento. O serviço está associado a um cartão de débito ou de crédito virtual e a sua adesão está disponível para os Clientes aderentes do CA Mobile e titulares de dispositivos móveis Apple. Em termos de proximidade digital, o Grupo Crédito Agrícola destacou-se no sector com o lançamento do moey!, a primeira solução bancária portuguesa 100% mobile, disponível na Play Store e na App Store, e apresentada ao público no âmbito do Web Summit 2019. Esta aplicação bancária oferece serviços financeiros sem comissões de manutenção da conta e permite pagamentos com cartão isentos de taxas em qualquer parte do mundo. Entre as várias vantagens e funcionalidades, o moey! permite levantamentos em toda a rede multibanco e pagamentos em terminais de pagamento automático em Portugal e no estrangeiro, pagamentos instantâneos através do smartphone, ferramentas de poupanças rápidas e de categorização automática de despesas, contando ainda com integrações com o MB Way e a Apple Pay. No que respeita a distinções, o Crédito Agrícola foi galardoado, pelo quinto ano consecutivo, com o Prémio Cinco Estrelas na categoria “Banca – Atendimento ao Cliente” e eleito pela revista Global Banking and Finance Review como o “Melhor Banco para o Desenvolvimento Agrícola em Portugal – 2018”. O Crédito Agrícola foi ainda eleito pela “Escolha do Consumidor 2019” como melhor Banco, na Categoria Pequenos e Médios Bancos. A instituição financeira conquistou a preferência dos consumidores portugueses e obteve uma nota global de avaliação de 71,5% que teve em conta critérios como confiança e credibilidade, eficiência na resolução de problemas, transparência, facilidade das operações bancárias, apoio e atendimento ao cliente, segurança e informação clara sobre serviços e produtos.
Crédito Agrícola reforça posição financeira
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