Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
12° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C

Terrorista basco que esteve em Óbidos condenado a dez anos de prisão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ex-chefe militar da organização terrorista basca ETA, Mikel Sarobe, foi condenado a dez anos de prisão pela justiça espanhola, depois de confessar que em 2010 coordenou uma importante operação em Óbidos, para onde transferiu de França dezenas de armas, granadas, munições e matrículas falsas.

O arsenal foi escondido numa viatura alugada em França e destinava-se a reforçar a base operacional que a ETA tinha numa vivenda em Casal da Avarela, em Óbidos. O objetivo dos separatistas era guardar o material naquela habitação, longe do olhar das autoridades, para mais tarde ser usado em atentados em Espanha.

A viatura acabou por ser interceptada pela Guarda Civil a 9 de Janeiro de 2010 em Samora, cidade espanhola a 55 quilómetros de Miranda do Douro, tendo o etarra conhecido como “Ata” sido detido alguns meses depois, em maio, num apartamento em Bayona (França).

A ETA foi fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e fez uma série de atentados em Espanha e em França em nome da independência do País Basco espanhol e francês, assim como da região espanhola de Navarra. A organização terrorista renunciou à violência em 2011 e entregou em 2017 o que assegurou serem as suas últimas armas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco

Solidariedade de Vidais com São Tomé e Príncipe

O ex-presidente de Junta e de Assembleia de Freguesia de Vidais, José António, está em São Tomé e Príncipe numa viagem em que levou cadernos e livros, lápis, canetas e diversos materiais escolares, para oferecer às crianças locais, muito carenciadas em quase todos os aspetos.

vidais