Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C

Câmara de Óbidos descentraliza competências e verbas para obras em freguesias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Óbidos, no âmbito da sua política de descentralização de competências, vai, este ano e em 2020, dotar as Juntas de Freguesia de A-dos-Negros, Gaeiras e Vau com quase 200 mil euros. Estão em causa as obras de ampliação e remodelação do cemitério, em A-dos-Negros, a requalificação do lavadouro, no Vau, e a requalificação de parte da Estrada Nacional 8, entre a Estrada da Califórnia e o Km 88, nas Gaeiras.
Humberto Marques afirma que a Câmara faz acompanhar as responsabilidades para as juntas de freguesia das respetivas verbas para as obras

Trabalhos realizados pelas Juntas de Freguesia, mas com dinheiro da Câmara Municipal, refere o Óbidos Diário, meio de comunicação institucional do Município de Óbidos.

“As intervenções a realizar já foram objeto de programa preliminar e elaboração de projetos de arquitetura e execução, tendo-se identificado os trabalhos que podem ser objeto de delegação de competências, cumprindo os objetivos deste instrumento de descentralização administrativa, com ganhos evidentes para a população que vai servir”, pode ler-se no estudo prévio realizado pelo Município.

O mesmo estudo revela ainda que “o exercício das competências próprias do município pelas freguesias executam-se em todos os domínios dos interesses próprios das suas populações, dando especial ênfase aos serviços e às atividades de proximidade que as freguesias asseguram, bem como ao apoio direto que prestam as comunidades locais”.

Nesta política de descentralização de competências, Amoreira, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e Usseira também serão objeto de apoios, num montante de 400 mil euros, num total de 600 mil euros, para todas as freguesias.

Humberto Marques, em relação a esta matéria da delegação de competências, afirma que as Juntas de Freguesia “têm sido verdadeiramente os parceiros privilegiados desta proximidade entre eleitos e eleitores”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos explica que “não passou só responsabilidades” para as juntas de freguesia, agradecendo a “disponibilidade para a execução dos contratos interadministrativos para as novas obras, obras que as juntas conseguem fazer mais rápido, com menos dinheiro, com mais eficiência e com maior focalização”. “Dinheiro este que vem, naturalmente, da Câmara Municipal”, sublinha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas