Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Câmara de Óbidos descentraliza competências e verbas para obras em freguesias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Óbidos, no âmbito da sua política de descentralização de competências, vai, este ano e em 2020, dotar as Juntas de Freguesia de A-dos-Negros, Gaeiras e Vau com quase 200 mil euros. Estão em causa as obras de ampliação e remodelação do cemitério, em A-dos-Negros, a requalificação do lavadouro, no Vau, e a requalificação de parte da Estrada Nacional 8, entre a Estrada da Califórnia e o Km 88, nas Gaeiras.
Humberto Marques afirma que a Câmara faz acompanhar as responsabilidades para as juntas de freguesia das respetivas verbas para as obras

Trabalhos realizados pelas Juntas de Freguesia, mas com dinheiro da Câmara Municipal, refere o Óbidos Diário, meio de comunicação institucional do Município de Óbidos.

“As intervenções a realizar já foram objeto de programa preliminar e elaboração de projetos de arquitetura e execução, tendo-se identificado os trabalhos que podem ser objeto de delegação de competências, cumprindo os objetivos deste instrumento de descentralização administrativa, com ganhos evidentes para a população que vai servir”, pode ler-se no estudo prévio realizado pelo Município.

O mesmo estudo revela ainda que “o exercício das competências próprias do município pelas freguesias executam-se em todos os domínios dos interesses próprios das suas populações, dando especial ênfase aos serviços e às atividades de proximidade que as freguesias asseguram, bem como ao apoio direto que prestam as comunidades locais”.

Nesta política de descentralização de competências, Amoreira, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e Usseira também serão objeto de apoios, num montante de 400 mil euros, num total de 600 mil euros, para todas as freguesias.

Humberto Marques, em relação a esta matéria da delegação de competências, afirma que as Juntas de Freguesia “têm sido verdadeiramente os parceiros privilegiados desta proximidade entre eleitos e eleitores”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos explica que “não passou só responsabilidades” para as juntas de freguesia, agradecendo a “disponibilidade para a execução dos contratos interadministrativos para as novas obras, obras que as juntas conseguem fazer mais rápido, com menos dinheiro, com mais eficiência e com maior focalização”. “Dinheiro este que vem, naturalmente, da Câmara Municipal”, sublinha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Agrupamento Josefa de Óbidos inaugura exposição

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos inaugurou na passada segunda-feira a exposição da atividade #Soujosefa, inspirada no Dia Escolar da Não Violência e da Paz, na Casa de Design de Interiores – Maria José Salavisa, em Óbidos.

josefa

Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional

Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

ribafria 1

Patinagem artística da Casa do Benfica em 3º lugar em torneio distrital

A Secção de Patinagem Artística da Casa do Benfica de Caldas da Rainha esteve presente no passado fim de semana no Torneio Mix – Great, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria com a colaboração do clube Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.

benfica