Q

Previsão do tempo

12° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
12° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
13° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 18° C

Câmara de Óbidos descentraliza competências e verbas para obras em freguesias

11 de Setembro, 2019
A Câmara Municipal de Óbidos, no âmbito da sua política de descentralização de competências, vai, este ano e em 2020, dotar as Juntas de Freguesia de A-dos-Negros, Gaeiras e Vau com quase 200 mil euros. Estão em causa as obras de ampliação e remodelação do cemitério, em A-dos-Negros, a requalificação do lavadouro, no Vau, e a requalificação de parte da Estrada Nacional 8, entre a Estrada da Califórnia e o Km 88, nas Gaeiras.
Humberto Marques afirma que a Câmara faz acompanhar as responsabilidades para as juntas de freguesia das respetivas verbas para as obras

Trabalhos realizados pelas Juntas de Freguesia, mas com dinheiro da Câmara Municipal, refere o Óbidos Diário, meio de comunicação institucional do Município de Óbidos.

“As intervenções a realizar já foram objeto de programa preliminar e elaboração de projetos de arquitetura e execução, tendo-se identificado os trabalhos que podem ser objeto de delegação de competências, cumprindo os objetivos deste instrumento de descentralização administrativa, com ganhos evidentes para a população que vai servir”, pode ler-se no estudo prévio realizado pelo Município.

O mesmo estudo revela ainda que “o exercício das competências próprias do município pelas freguesias executam-se em todos os domínios dos interesses próprios das suas populações, dando especial ênfase aos serviços e às atividades de proximidade que as freguesias asseguram, bem como ao apoio direto que prestam as comunidades locais”.

Nesta política de descentralização de competências, Amoreira, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e Usseira também serão objeto de apoios, num montante de 400 mil euros, num total de 600 mil euros, para todas as freguesias.

Humberto Marques, em relação a esta matéria da delegação de competências, afirma que as Juntas de Freguesia “têm sido verdadeiramente os parceiros privilegiados desta proximidade entre eleitos e eleitores”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos explica que “não passou só responsabilidades” para as juntas de freguesia, agradecendo a “disponibilidade para a execução dos contratos interadministrativos para as novas obras, obras que as juntas conseguem fazer mais rápido, com menos dinheiro, com mais eficiência e com maior focalização”. “Dinheiro este que vem, naturalmente, da Câmara Municipal”, sublinha.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio

Torneio de Abertura nas Piscinas Municipais

Realizou-se no passado fim de semana, nas Piscinas Municipais de Caldas da Rainha, o Torneio de Abertura em natação, o primeiro da época 2021/2022 e também o primeiro com público desde que surgiu a pandemia.