Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C

João Serra apresentou obra sobre Ferreira da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Municipal do Bombarral acolheu, no passado sábado, a apresentação do livro “Artista à Procura da Sua História: Luís Ferreira da Silva”, da autoria do professor e historiador João Serra.
João Serra, à esquerda

Trata-se de um livro resultante de uma extensa investigação sobre a obra plástica de Luís Ferreira da Silva, gravador, pintor, escultor e ceramista, natural do Porto, que viveu entre 1928 e 2016, tendo exercido a sua atividade na região Oeste, designadamente no Bombarral, em Alcobaça, na Nazaré e em Caldas da Rainha.

Na abertura da sessão, a vereadora da cultura da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Pereira, aproveitou para agradecer ao professor João Serra o facto de ter escolhido o Bombarral para apresentação da sua obra, algo que “não sucedeu por acaso, uma vez que Ferreira da Silva também teve uma forte ligação ao nosso concelho”.

A apresentação prosseguiu com a intervenção da historiadora de arte bombarralense Dóris Santos, que salientou que “é uma obra essencial para ficarmos a conhecer a vida e obra de Ferreira da Silva”.

João Serra centrou a sua intervenção na ligação de Ferreira da Silva ao Bombarral, com destaque para a sua passagem pela Cerâmica Bombarralense, de Jorge Almeida Monteiro, outra grande figura das artes e da cerâmica.

Na sua passagem pelo concelho bombarralense, onde chegou com 16 anos, Ferreira da Silva teve oportunidade de conhecer vários artistas, tais como Júlio Pomar, José Dias Coelho, Vasco Pereira da Conceição ou Maria Barreira, que frequentavam a oficina de Jorge de Almeida Monteiro, partilhando experiências e debatendo novas técnicas. O contato com este grupo de artistas ligados ao neo-realismo foi vital na formação do jovem artista, quer na cerâmica quer sobretudo na gravura.

O autor falou um pouco sobre as obras de Luís Ferreira da Silva no Bombarral, nomeadamente dos painéis de azulejo que ainda se encontram nas ruas do concelho, bem como dos que se encontram na entrada da Quinta de Santo António (na vila) e no Casal Centieiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).