Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
13° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

João Serra apresentou obra sobre Ferreira da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Municipal do Bombarral acolheu, no passado sábado, a apresentação do livro “Artista à Procura da Sua História: Luís Ferreira da Silva”, da autoria do professor e historiador João Serra.
João Serra, à esquerda

Trata-se de um livro resultante de uma extensa investigação sobre a obra plástica de Luís Ferreira da Silva, gravador, pintor, escultor e ceramista, natural do Porto, que viveu entre 1928 e 2016, tendo exercido a sua atividade na região Oeste, designadamente no Bombarral, em Alcobaça, na Nazaré e em Caldas da Rainha.

Na abertura da sessão, a vereadora da cultura da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Pereira, aproveitou para agradecer ao professor João Serra o facto de ter escolhido o Bombarral para apresentação da sua obra, algo que “não sucedeu por acaso, uma vez que Ferreira da Silva também teve uma forte ligação ao nosso concelho”.

A apresentação prosseguiu com a intervenção da historiadora de arte bombarralense Dóris Santos, que salientou que “é uma obra essencial para ficarmos a conhecer a vida e obra de Ferreira da Silva”.

João Serra centrou a sua intervenção na ligação de Ferreira da Silva ao Bombarral, com destaque para a sua passagem pela Cerâmica Bombarralense, de Jorge Almeida Monteiro, outra grande figura das artes e da cerâmica.

Na sua passagem pelo concelho bombarralense, onde chegou com 16 anos, Ferreira da Silva teve oportunidade de conhecer vários artistas, tais como Júlio Pomar, José Dias Coelho, Vasco Pereira da Conceição ou Maria Barreira, que frequentavam a oficina de Jorge de Almeida Monteiro, partilhando experiências e debatendo novas técnicas. O contato com este grupo de artistas ligados ao neo-realismo foi vital na formação do jovem artista, quer na cerâmica quer sobretudo na gravura.

O autor falou um pouco sobre as obras de Luís Ferreira da Silva no Bombarral, nomeadamente dos painéis de azulejo que ainda se encontram nas ruas do concelho, bem como dos que se encontram na entrada da Quinta de Santo António (na vila) e no Casal Centieiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce