Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C

Ascensor pode ser criado para ligar a Pederneira à praia da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A necessidade de implementação de soluções de deslocação entre a praia e a Pederneira, com recurso a práticas sustentáveis de mobilidade, está na origem da proposta de alteração ao Plano Diretor Municipal da Nazaré aprovada em reunião do executivo.
Ligação entre a zona baixa da vila e a Pederneira poderá ser feita de ascensor

A Câmara da Nazaré aprovou, por maioria, uma proposta dos Serviços para se dar início ao processo de alteração ao Plano Diretor Municipal (3ª alteração), que deverá ficar concluída dentro de seis meses. O objetivo do procedimento é instalar uma solução mecânica que melhore a ligação entre a Pederneira e a praia, com recurso a “práticas sustentáveis de mobilidade, em detrimento da utilização do transporte individual motorizado”, refere a proposta aprovada. O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da vila tinha identificado a necessidade de instalar uma ligação entre os dois lugares, defendendo um funicular (semelhante ao ascensor da praia até ao Sítio da Nazaré) como solução de deslocação para colmatar a lacuna existente e que “inviabiliza a universalidade do acesso” aos serviços de saúde, ao comércio, aos equipamentos e demais estruturas que se localizam na parte baixa da vila. A implementação desta infraestrutura de transporte está projetada para um espaço inserido em “zonas verdes de proteção integral”, onde existem constrangimentos normativos no âmbito do PDM, não sendo permitido, entre outros, o loteamento urbano e execução de quaisquer construções, exceto as que se destinem ao apoio da sua conservação e manutenção. A alteração proposta já prevê a instalação do meio mecânico. O proprietário do terreno, na Pederneira, onde se pretende instalar uma parte da infraestrutura, aceitou a constituição do direito de superfície a favor do Município. Agora é proposta a alteração ao PDM, que será sujeita a um processo de avaliação ambiental e a um período de 15 dias para a participação pública preventiva.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).