Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Ascensor pode ser criado para ligar a Pederneira à praia da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A necessidade de implementação de soluções de deslocação entre a praia e a Pederneira, com recurso a práticas sustentáveis de mobilidade, está na origem da proposta de alteração ao Plano Diretor Municipal da Nazaré aprovada em reunião do executivo.
Ligação entre a zona baixa da vila e a Pederneira poderá ser feita de ascensor

A Câmara da Nazaré aprovou, por maioria, uma proposta dos Serviços para se dar início ao processo de alteração ao Plano Diretor Municipal (3ª alteração), que deverá ficar concluída dentro de seis meses. O objetivo do procedimento é instalar uma solução mecânica que melhore a ligação entre a Pederneira e a praia, com recurso a “práticas sustentáveis de mobilidade, em detrimento da utilização do transporte individual motorizado”, refere a proposta aprovada. O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da vila tinha identificado a necessidade de instalar uma ligação entre os dois lugares, defendendo um funicular (semelhante ao ascensor da praia até ao Sítio da Nazaré) como solução de deslocação para colmatar a lacuna existente e que “inviabiliza a universalidade do acesso” aos serviços de saúde, ao comércio, aos equipamentos e demais estruturas que se localizam na parte baixa da vila. A implementação desta infraestrutura de transporte está projetada para um espaço inserido em “zonas verdes de proteção integral”, onde existem constrangimentos normativos no âmbito do PDM, não sendo permitido, entre outros, o loteamento urbano e execução de quaisquer construções, exceto as que se destinem ao apoio da sua conservação e manutenção. A alteração proposta já prevê a instalação do meio mecânico. O proprietário do terreno, na Pederneira, onde se pretende instalar uma parte da infraestrutura, aceitou a constituição do direito de superfície a favor do Município. Agora é proposta a alteração ao PDM, que será sujeita a um processo de avaliação ambiental e a um período de 15 dias para a participação pública preventiva.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce