Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 24° C

Baleia com 15,5 metros na Praia da Almagreira

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma baleia com quinze metros e meio de comprimento deu à costa na Praia da Almagreira, em Ferrel, no concelho de Peniche, na passada quarta-feira, provocando uma grande surpresa.
Especialistas e populares a observarem a baleia

Foi ainda vista viva no mar na véspera, acabando por arrojar no areal da praia. Apresentava ligeiras escoriações mas nenhuns sinais evidentes que pudessem indicar a causa da morte.

“Já vi uma baleia há alguns anos dar aqui à costa, mas não pensava que fosse tão grande. Não traz um anzol, nem corda amarrada nem rede, deve ser doença”, comentava um popular.

“Vim passear e deparei-me com isto. É pena porque são animais tão grandes e gostamos é de vê-los no mar e não na praia assim”, manifestou outra pessoa que assistia às operações com máquinas da Câmara de Peniche, que puxaram a baleia mais para o interior do areal para evitar que a maré a levasse.

Para os banhistas e surfistas que frequentam a praia foi uma enorme surpresa. “Observámos algo na água, porque os pássaros estavam por cima e com a maré a baleia veio para o areal e viemos cá vê-la. Estou surpreendida, é uma grande baleia, nunca tinha visto uma, ainda mais na praia onde eu ia tomar banho”, relatou uma turista alemã.

Especialistas estiveram no local a recolher elementos para apurar as causas da morte. Segundo Élia Costa, do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos/Ecomar, a baleia-comum macho pesaria entre 15 a 20 toneladas

“Pela observação do animal dá para perceber que tem escoriações provocadas pela agitação marítima e também pelo sol, que faz com que a pele seque mais rapidamente e tenha partes mais degradadas”, revelou, sublinhando que só após a necropsia e análises laboratoriais é que poderia ser possível estabelecer a causa da morte.

No dia seguinte a baleia foi cortada para ser retirada por meios da câmara municipal, uma vez que não era possível removê-la por inteiro, dado o difícil acesso a esta praia do concelho de Peniche. O destino final seria um aterro, onde ia ser enterrada, explicou o responsável municipal da Proteção Civil de Peniche e comandante dos bombeiros, José António.

Golfinhos mortos

No mesmo dia do arrojamento da baleia os especialistas do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos/Ecomar tinham estado na Praia do Norte, onde apareceu um golfinho morto. Na mesma semana foram detetados golfinhos mortos na Praia da Consolação e na prainha do Carreiro de Joannes, em Peniche. Nesse último caso estava decapitado, presumindo-se que tenha ficado preso em redes de pesca e sido cortado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Motards transportam imagem para procissão

O Moto Clube da Nazaré (Foquins) transportou em colaboração com motards austríacos, desde a igreja de São Pedro, em Peniche, até à Nazaré, a imagem do Arcanjo São Rafael patrono dos motards.

motards

Caldense prepara núcleos do Nova Direita

O caldense Luis Pires é o coordenador do Nova Direita (ND) no distrito, estando a desenvolver esforços para o funcionamento do núcleo de Leiria e Caldas da Rainha.

pires

Leilão de terrenos para eco resort e moradias

O leilão eletrónico da insolvência Costa Atlântica – Fundo Especial de Investimento Imobiliário está a receber licitações até 27 de maio por seis lotes, em que se incluem 20 terrenos com potencial de construção, situados na freguesia de Vau, com vista para a Lagoa de Óbidos. Os lotes podem ser licitados individualmente a partir de 132.600,00€ e avaliação global é de 7.813.200,00€.

terrenos